Município de Sinimbu avalia a parceria com o Instituto Crescer Legal

Publicado 13/06/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Com a segunda turma em andamento, parceria está sendo destaque para os alunos participantes, suas famílias e em suas comunidades.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, recebeu em seu Gabinete na manhã de hoje, dia 13, a visita de integrantes do Instituto Crescer Legal. O encontro teve por objetivo avaliar a parceria com o município que conta com a segunda turma no curso de Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural. Estiveram representando o Instituto Crescer Legal, o diretor administrativo Sérgio Rauber; a gerente Nádia Fengler Solf e a coordenadora de Desenvolvimento de Projetos Eloisa Klein. Também participaram da reunião a secretária de Educação de Sinimbu; Mariane Panke, o secretário Municipal de Saúde e Bem Estar Social; Plínio Weigel, a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social, Patrícia Knod; e o assessor jurídico do município, Fernando Winck.

Durante a avaliação da parceria, a secretária Mariane detalhou que quando se olha o antes e o depois dos alunos participantes do curso desenvolvido pelo Instituto, é possível perceber a evolução dos mesmos. “Apesar da turma deste ano ser no centro de Sinimbu, conseguimos reunir alunos de várias localidades do interior. Os reflexos já são visíveis em termos de responsabilidade e autoestima dos alunos. Além disso, também aumentou e despertou o interesse na família”, revela Mariane.

A gerente do Instituto disse que a parceria com Sinimbu está sendo positiva e que todas as visitas já realizadas na escola Nossa Senhora da Glória, onde funciona a turma deste ano, comprovaram isso. “Ter uma turma com alunos de tantas localidades tem um valor muito grande, pois os próprios alunos começam a ver o município com outros olhos. Eles reconhecem as diferenças de cada comunidade”, frisa Nádia.

Para a prefeita Sandra, o crescimento pessoal dos alunos é visível. “Esse crescimento será notado ainda mais quando chegar o final do ano e esses alunos concluírem o curso. Foi assim também no ano passado, quando tivemos uma turma no Pinhal Santo Antônio. Esse curso proporciona o envolvimento dos alunos e o seu comprometimento com a sua família e propriedade”, avalia Sandra.

Em 2018, o curso de Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural foi desenvolvido na região serrana do município, reunindo alunos das localidades de Pinhal Santo Antônio e arredores. Este ano, 20 jovens vindos de várias localidades, estão participando das aulas no centro do município no turno inverso.

Sobre o Instituto

O Instituto Crescer Legal é a primeira instituição brasileira a oferecer uma formação voltada à Gestão Rural e ao Empreendedorismo para adolescentes filhos de produtores e trabalhadores rurais na cultura do tabaco. Inova também ao proporcionar um curso de gestão com rendimentos mensais, por meio da Lei da Aprendizagem, permitindo ao jovem renda própria e possibilitando seu afastamento de trabalhos impróprios para a idade. Além disso, estimula o protagonismo do jovem, possibilitando uma atuação consciente e cidadã, para que possa ser agente do seu próprio futuro.

Saiba Mais

Com projeto pedagógico criado especialmente para o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, as atividades estão divididas em cinco eixos curriculares: estudo e análise das propriedades rurais; diagnóstico do município e da região com estudo dos arranjos produtivos locais; mapeamento de parcerias e alianças estratégicas; desenvolvimento de trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade; e criação e estudo de viabilidade de um produto. Esta é a terceira edição do curso do Programa de Aprendizagem. As cinco primeiras turmas iniciaram as atividades em 2016 concluíram o curso em 2017 (84 formandos). E em 2018, 120 adolescentes de sete turmas receberam seus certificados.

Integrantes da Administração Municipal e do Instituto Crescer Legal elogiaram o envolvimento e desenvolvimento dos alunos participantes.