Emef Glória intensifica ações ambientais em Sinimbu

Publicado 05/06/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Escola está movimentando a comunidade escolar para a coleta de latas e lacres de alumínio, tampas plásticas, óleo saturado e gordura animal imprópria ao consumo humano, frascos vazios de desodorante aerosol, pilhas e baterias usadas.

A Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Nossa Senhora da Glória, do centro de Sinimbu, vem, ao longo dos anos, realizando ações a favor do meio ambiente. Comprometida com a sustentabilidade e a correta destinação de alguns resíduos, a escola está movimentando a sua comunidade escolar para a coleta de latas de alumínio (refrigerantes e sucos), lacres de alumínio, tampas plásticas (de garrafas pet, leite, remédios, suco, isotônico, iogurte, produtos de higiene, beleza e limpeza), óleo saturado e gordura animal imprópria ao consumo humano, frascos vazios de desodorante aerosol, pilhas e baterias usadas.

Conforme a direção do educandário, pensar na preservação do meio ambiente tornou-se necessário. “Educar para uma maior consciência ecológica é um desafio urgente que a escola assume, juntamente com a sua comunidade”, frisa a professora Janete Brandt, responsável pelos projetos.

No decorrer da Semana do Meio Ambiente, que iniciou na segunda, dia 3, a escola está propagando e convidando a comunidade ao engajamento e participação, na coleta de qualquer quantia desses materiais, Veja abaixo como participar e ajudar.

Além disso, entre as ações educativas na Semana do Meio Ambiente, todos os alunos da Emef Glória participaram de um encontro com a ex-aluna e, atualmente, doutoranda na área de Química, Nêmora Backes, abordando a importância da prática dos 5Rs (Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Recuperar e Reintegrar), bem como os danos e impactos causados no ambiente e ao ser humano, quando há o destino inadequado de materiais. “Pequenas ações são a maior força transformadora que se conhece. Ter uma atitude consciente em relação aos nossos hábitos de consumo é o melhor, e talvez única, maneira de mudar o mundo”, conclui a professora Janete.

Como proceder, querendo doar:

* ÓLEO SATURADO OU GORDURA ANIMAL IMPRÓPRIA AO CONSUMO HUMANO – Armazene em garrafas pet limpas, latas ou bombonas plásticas e envie à Escola. A Escola realiza a filtragem, retirando os resíduos presentes e envia à Afubra, que transforma tal material em biodiesel. Desde 2009 até hoje, a escola já coletou e destinou à Afubra aproximadamente 22 mil litros, deixando de contaminar milhões de litros de água.

* LATAS DE ALUMÍNIO E ANÉIS – A escola recebe latas vazias de bebidas em geral que serão destinadas à reciclagem e revertido em valor financeiro à instituição. A campanha também busca arrecadar cerca de 90 quilos de anéis de alumínio, que enchem aproximadamente 150 garrafas pet, para trocar por uma cadeira de rodas.

* TAMPAS PLÁSTICAS – Por serem feitas de um plástico duro (todos que contém PP5), no processo de reciclagem, poderão ser usadas para uma gama maior de produtos. Consequentemente, no momento da comercialização tal produto tem um valor maior agregado, que beneficiará a escola.

* EMBALAGENS VAZIAS DE DESODORANTE AEROSOL – Arrecadando em torno de 1 mil frascos ou tubos de spray vazios, é possível trocá-los por uma cadeira de rodas, a ser destinada ao uso na escola.

* PILHAS E BATERIAS – As pilhas e baterias usadas apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Estão sendo distribuídos no comércio e nas escolas do município os papa-pilhas, recipientes identificados para o descarte. Regularmente, com apoio da Prefeitura Municipal, será recolhido o material coletado e destinado corretamente.

Pontos de coleta de pilhas e baterias

Os papa-pilhas estão localizados em diversos pontos do município. Veja abaixo onde você pode encontrar um deles e descartar corretamente pilhas e baterias:

- Alto Sinimbu: Casa Comercial Tânia Stheil, Casa Comercial Roque Wendland, Casa Comercial Rogério Claas;

- Entrada Cerro da Mula: Supermercado RW;

- Linha Rio Grande: Emef Padre José de Anchieta;

- Rio Pequeno: Casa Comercial Hilário da Silva;

- Sinimbu Baixo: Oficina Regert;

- Rio Pardinho: Casa Comercial Esther Schmidt;

- Linha Inverno: Prizigodda;

- Linha Primavera: Emef Pinheiro Machado;

- Linha Cinco: Casa Comercial Martin, Mercado Serrano, Emef Ipiranga;

- Paredão: Emef Padre Manoel de Nóbrega;

- Paredão (saída do pique): Comercial Preuss;

- Linha Verão: Casa Comercial da Selma;

- Linha São João: Casa Comercial Valmor Haag, Mercado do Frida, Casa Comercial Struecker;

- Sinimbu Centro: Restaurante Brasa Quente, Posto de Saúde, Supermercado Schulz, Supermercado Rabuske, Eeem Frederico Kops, Restaurante Paulo Rachor.

Divulgação
Alunos estão realizando a entrega dos papa-pilhas nos pontos de coleta, como o Posto de Saúde Central.

Divulgação
Aluna Natália Janaína Kopp confeccionando o papa-pilhas, com recipientes plásticos doados pela Xuk Bebidas, de Santa Cruz do Sul, e também comunidade local.

Palestra com a ex-aluna e atualmente doutoranda na área de Química, Nêmora Backes trouxe mais conhecimento aos alunos sobre o destino inadequado de materiais.