Limpeza da área atingida por crime ambiental já foi realizada

Publicado 31/05/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Descarte irregular de material perigoso, classe 1, foi registado na noite de quarta-feira, dia 29, na Cava Funda.

Um crime ambiental foi registrado na localidade de Cava Funda, interior de Sinimbu. Descarte irregular de óleo e graxa foi registrado na noite de quarta-feira, dia 29. Porém, já na manhã de ontem, dia 30, a Prefeitura de Sinimbu realizou a limpeza da área, evitando uma maior contaminação do solo. Uma investigação será feita para identificar os responsáveis.

Conforme a chefe do Dema – Departamento Municipal de Meio Ambiente –, Fabiani Knod, o descarte irregular, considerado crime ambiental, deve ter ocorrido entre 18h30 e 20h30, na noite de quarta-feira. “O secretário Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, César Zitzke, foi informado do ocorrido ainda na noite de quarta. Na manhã de ontem, mesmo sendo feriado municipal, às 7h15 mobilizamos uma equipe para fazer a limpeza da área. Além disso, entramos em contato com a Fepam – Fundação Estadual de Proteção Ambiental –, para sabermos a forma correta de agir, por se tratar de material perigoso, de classe 1”, detalha Fabiani.

Segundo ela, nove toneis de 200 litros cada e galões de 20 litros contendo óleo e graxa foram descartados na beira da estrada. Além disso, também foi localizado um amortecedor de carro junto ao restante do material. “Fizemos a remoção do material e o mesmo será destinado para o descarte correto. Foram mais de 1,8 mil litros de óleo e graxa descartados no local”, explica a chefe do Dema. “É triste e revoltante ocorrer um fato assim no nosso município. Lembramos que esse tipo de ato é crime ambiental, passivo de multa e penalidades perante a justiça. Um boletim de ocorrência já foi registrado e estamos tomando as providências necessárias para punir os responsáveis. Quem tiver alguma informação, deve repassar para a nossa equipe ou fazer a denúncia diretamente na Polícia”, finaliza Fabiani.

Divulgação
Prefeitura de Sinimbu realizou a limpeza da área já na manhã de ontem, dia 30, evitando uma maior contaminação do solo.

Divulgação
Mais de 1,8 mil litros de óleo e graxa descartados de forma irregular, configurando crime ambiental.