Prefeita de Sinimbu participou da manifestação em defesa dos agricultores

Publicado 15/05/2019 00:00
Atualizado 16/05/2019 09:18
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Sandra Backes esteve presente no 9º Grito de Alerta, evento que reuniu mais de 12 mil pessoas hoje em Santa Cruz do Sul.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, esteve em Santa Cruz do Sul na manhã de ontem, dia 15. Representando o município e acompanhando os agricultores de Sinimbu e toda região, Sandra participou do 9º Grito de Alerta, evento promovido em defesa dos agricultores familiares. No total, mais de 12 mil pessoas participaram do ato de mobilização que reivindicou a valorização da agricultura familiar, a garantia de direitos, criação e manutenção de políticas públicas, contra a perda de direitos na reforma da previdência e a favor da auditoria da dívida pública.

Segundo a prefeita Sandra, o Grito de Alerta foi de fundamental importância para mostrar a força da agricultura na região. Sandra frisa que em Sinimbu, a economia gira em torno da agricultura. “A maioria da população reside na área rural e tem na agricultura a sua principal fonte de renda. Além disso, os recursos movimentados mensalmente pelos aposentados, na maioria agricultores, fazem o comércio do nosso município se manter todos os meses. Por isso, apoiamos e defendemos a manutenção dos direitos dos agricultores, principalmente na reforma da previdência. Os agricultores do nosso município serão os mais prejudicados se ocorrerem as mudanças previstas na previdência. Vamos nos empenhar para manter os direitos conquistados”, ressalta a prefeita.

SOBRE O EVENTO

Mais de 12 mil agricultores familiares, de todas as regiões do Estado, participaram da mobilização organizada pela FETAG-RS e os 319 Sindicatos de Trabalhadores Rurais. Iniciando no parque de Exposições da Oktoberfest, vieram para unir sua voz e chamar a atenção do governo estadual e federal. Após a concentração em frente ao parque da Festa da Alegria, a multidão saiu em caminhada pelo centro da cidade, puxados por uma ala de tratores e carroças de tração animal.

A mobilização fez sua primeira parada em frente ao Sinditabaco, entidade que já havia recebido a comissão na terça-feira, dia 14, e recebido a pauta para a valorização da produção de fumo. A segunda parada aconteceu em frente ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Em reunião com o Banco do Brasil a primeira notícia positiva da força do Grito de Alerta foi recebida: o gerente da entidade anunciou que disponibilizarão R$ 50 milhões para acesso dos agricultores ao PRONAF Mais Alimento.

Ao meio dia, em frente ao INSS, o ato mais forte aconteceu, com uma mística da juventude e das mulheres rurais mostrando que a categoria não deixará que o governo tire os direitos. Na assembleia de encaminhamento da mobilização, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, fez o anúncio da audiência obtida em Brasília. Durante o dia de ontem, em Brasília uma comissão de representação da FETAG-RS acompanhado do Deputado Heitor Schuch e da CONTAG, realizaram audiência com o presidente da comissão especial da PEC 06/2019, o deputado Federal Marcelo Ramos. Na oportunidade o presidente Marcelo garantiu que os rurais, o BPC, a Desconstitucionalização e a Capitalização ficarão fora da reforma.

O presidente da FETAG-RS afirma que o Grito de Alerta já surtiu efeito. “O presidente da comissão especial da PEC 06 anunciou que estamos fora da reforma. Contudo, é necessário compreender que ainda precisamos garantir o voto dos 171 deputados favoráveis à emenda na PEC”, disse Carlos Joel.

Carlos ainda comunicou que o Grito de Alerta ecoou em Brasília, quando se conseguiu agendar uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para hoje, dia 16, a tarde, para tratar sobre a reforma da previdência para os rurais. Ainda, garantiu a vinda do Secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Schwanke, no dia 17 de maio, na sede da FETAG-RS, para discutir o próximo Plano Safra. “O Grito de Alerta cumpriu seu papel. Sentimos a emoção dos agricultores familiares que estiveram na mobilização e mostraram para a sociedade sua voz e sua força e ainda, definiram em assembleia que se não forem atendidas as reivindicações, estão prontos para novas mobilizações no estado e em Brasília. Fizemos uma mobilização que vai ficar na história do movimento sindical” completa Carlos Joel.

Sandra acompanhou a caminhada em defesa dos agricultores.

Mais de 12 mil pessoas participaram da mobilização.

Prefeita Sandra esteve ao lado dos sinimbuenses que participaram do evento.