Projeto desenvolvido pela Unisc e Philip Morris deve ser incorporado ao Programa Berço das Águas

Publicado 14/03/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Objetivo de ambos os programas é proteger e recuperar as nascentes de água, melhorando a qualidade no abastecimento das famílias participantes.

Na manhã de segunda-feira, dia 11, representantes da Unisc e da Philip Morris Brasil estiveram em Sinimbu para falar do projeto que está sendo desenvolvido junto a 29 famílias que cultivam tabaco para a fumageira. O projeto, apresentado ao Poder Executivo de Sinimbu em novembro do ano passado, é semelhante ao Programa Municipal Berço das Águas e visa recuperar e proteger nascentes de água nas propriedades das famílias envolvidas. A ideia agora é incorporar o projeto da fumageira ao Programa Municipal, criado a partir do Programa Municipal de Uso Sustentável do Solo e da Água e desenvolvido em Sinimbu através da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater.

A reunião os representantes da Unisc e da Philip Morris contou com a presença da prefeita Sandra Backes; secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho; assessor da Secretaria de Agricultura, César Zitzke; e o técnico da Emater, Luis Fernando Marion. A pauta do encontro foi a apresentação dos primeiros dados colhidos pela universidade junto as famílias atendidas pela fumageira, residentes ao longo rio Pequeno. Em seguida, os participantes da reunião conversaram sobre a possibilidade de unificar o programa desenvolvido pelas entidades santa cruzenses ao programa local, beneficiando um número maior de famílias e cruzando informações.

O próximo passo agora será a elaboração de um protocolo de parceria para a unificação dos projetos. Com a elaboração do documento, será possível o compartilhamento de informações dos dados colhidos junto as famílias que já estão sendo atendidas pelo Programa Berço das Água e das famílias que estão sendo visitadas pela Unisc. Além disso, a partir de agora, Unisc e Philip Morris iniciam uma trabalho mais intenso junto as famílias atendidas para poder elaborar os projetos técnicos de proteção de cada nascente.

Reunião foi realizada na Prefeitura de Sinimbu, na segunda-feira, dia 11.