Estagiários de Medicina iniciam trabalho em Sinimbu

Publicado 04/10/2018 00:00
Atualizado 04/10/2018 10:34
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Grupo está realizando visitas domiciliares, participando de grupos e realizando atendimento no ambulatório do Posto de Saúde Central.

Além de contar com o trabalho dos estagiários dos cursos de Farmácia e Odontoligia da Unisc, o município de Sinimbu passou a contar também com os alunos do curso de Medicina. O grupo, acompanhado do médico Émerson Fuerstenau, iniciou o trabalhos na Unidade Básica de Saúde do município essa semana. Eles foram recebidos pela secretária de Saúde, Sinara Dhiel, e pela prefeita de Sinimbu, Sandra Backes.

Durante a recepção, Émerson explicou que os estagiários irão acompanhar visitas domiciliares e os grupos desenvolvidos no Posto de Saúde Central. Além disso, de acordo com Émerson, eles passarão orientações médicas, exercitando o trabalho de médico da família.

A prefeita Sandra destacou a importância de parcerias como essa, salientando os benefícios para a população sinimbuense. Ela frisou que os alunos do curso de Medicina, assim como os outros estagiários, com certeza farão um bom trabalho no município, atendendo e cuidando das pessoas.

Para a secretária Sinara, a formação em saúde frequentemente é considerada como uma das questões centrais relativas à transformação das práticas profissionais, de modo a favorecer intervenções capazes de aproximar-se das necessidades da população e da realidade sanitária do município. “É fundamental vislumbrar novos cenários de formação profissional, nos quais se busca desenvolver uma proposta em rede articulando as instituições de ensino, a gestão do SUS, os serviços de saúde e a comunidade. Assim, a ênfase não deve ser numa educação voltada apenas para a transmissão de conhecimento, mas para as relações sociais, para a problematização e transformação da realidade, integrando docentes, discentes, usuários, gestores, trabalhadores e profissionais de saúde no cotidiano dos serviços e da realidade sanitária, para a consolidação do Sistema Único de Saúde. Nesta visão unindo Universidade teremos um alcance maior dos problemas da população e uma possível melhora no SUS que queremos para hoje e também para futuro levando em conta a formação destes Universitários”, completa Sinara.

Sinara detalha ainda que no primeiro dia de atendimento, na terça feira de tarde, os doutorandos participaram de um grupo de saúde em Linha São João e realizaram visitas domiciliares em Sinimbu Baixo, com a agente de saúde Deise Henker. Além disso, os estudantes de Medicina fizeram ainda atendimentos no ambulatório da Unidade de Saúde Central. “Para sexta-feira, na parte da tarde, eles irão atender no ambulatório e fazer visitas domiciliares em áreas determinadas com alguns problemas de saúde que requerem uma atenção maior”, finaliza Sinara.

Estudantes iniciaram as atividades em Sinimbu na terça-feira, dia 2.