Secretaria de Saúde mobiliza Secretarias Municipais no combate a dengue

Publicado 25/09/2018 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Além de palestras que já estão sendo realizadas, ações específicas devem ocorrer nos próximos dias.

A Secretaria de Saúde de Sinimbu também segue trabalhando na prevenção da dengue e contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Uma reunião na semana passada, dia 18, reuniu integrantes das Secretarias Municipais e Conselhos do município para planejar novas ações no combate ao foco do mosquito. Além das atividades já desenvolvidas, mutirões de recolhimento de lixo em áreas especificas devem ser realizados nos próximos dias.

Conforme a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, a Secretaria, através do Centro de Referência em Assistência Social, já está promovendo palestras pelo interior do município junto com a Secretaria de Agricultura. As palestras estão sendo realizadas nos grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, com a temática do lixo. “Sabemos que ao dar um destino correto ao lixo, evitamos a proliferação do mosquito da dengue, bem como a proliferação de outras doenças”, destaca Sinara. O ciclo de palestras já percorreu diversas localidades e essa semana estará no dia 25, será a vez do público no Pinhal – amanhã, dia 25, pela manhã, às 9h, e à tarde, às 14h – e no Paredão, no pavilhão da Comunidade (ao lado do Preuss) – quinta-feira, dia 27, às 13h30.

Sinara explica ainda que, na semana passada, uma reunião foi realizada com os integrantes das seis Secretarias Municipais, prefeita Sandra Backes e integrantes de Conselhos Municipais. O objetivo foi montar novas estratégias de combate ao mosquito da Dengue.

Durante a reunião, um comitê de enfrentamento foi formado junto ao Conselho Municipal da Saúde. Esse comitê é formado por Daniel Soares e Salete Faber - representando o Conselho Municipal de Saúde; Carlos Backes Filho - representando a Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento; Fabiane Knod - representando a Secretaria de Agricultura; Adilson Meurer - representando a Secretaria de Obras; Sinara Dhiel - representando a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social; Gerson Wojan - representando o Setor da Vigilância Sanitária; Silvana da Silva, Deise Henker e Cleonice de Souza – representando as agentes de saúde; Eloci Dos Santos – representante das escolas municipais; Dirse Backes – representante da Escola Estadual; e Ani Staub – representante da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo.

Além de formar o comitê, a reunião serviu ainda para alisar detalhes do serviço de recolhimento de lixo no município. “Agora vamos montar um cronograma de mutirão de recolhimento de lixo em áreas específicas, evitando assim o acúmulo de água parada. A próxima reunião está marcada para o dia 16 de outubro, às 10h. Precisamos da união e colaboração de todos para que o nosso município continue livre da Dengue”, finaliza Sinara.

Reunião realizada na semana passada definiu os integrantes do comitê de enfrentamento contra a dengue e as próximas ações que serão realizadas.