Sinimbuenses participam da segunda fase da Obmep

Publicado 19/09/2018 15:00
Atualizado 19/09/2018 16:18

40 estudantes fizeram as provas na escola Nossa Senhora da Glória.

No último sábado, dia 15, ocorreu a segunda fase da Obmep – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas –, tendo como centro de aplicação a Emef – Escola Municipal de Ensino Médio – Nossa Senhora da Glória. Cerca de 40 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, das Emefs Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Fátima, Guararapes, e Carlos Boettcher Filho; e da Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops, participaram da segunda fase, por terem de destacado e seus nomes classificados na primeira fase da Olimpíada, ocorrida em junho.

A segunda fase da Olimpíada consistiu em o estudante resolver uma prova discursiva de seis questões, durante três horas, aplicada por fiscais do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. De acordo com os professores de Matemática atuantes na rede municipal, Zeni Conrad e Daniel Meurer, o grau de exigência de conhecimento matemático, leitura, compreensão e interpretação, bem como de raciocínio e lógica aumentaramm significativamente nesta fase, uma vez que o estudante foi submetido à questões discursivas. “Isto é, a resolução do cálculo, em cada questão, deve ser realizado e apresentado pelo aluno na prova”, explicam.

O resultado da Olimpíada, em sua 13ª edição, será divulgado no dia 21 de novembro. Na oportunidade serão concedidas aos alunos participantes do Brasil, 500 medalhas de ouro, 1500 de prata e 4500 de bronze e até 46200 certificados de Menção Honrosa.

Sinimbu tem participado desta Olimpíada em todas as suas edições e muitos alunos têm obtido destaque. Na edição anterior, em 2017, a Emef Glória teve a estudante concluinte do Ensino Fundamental, Sthefani Wagner, medalhada. Ela, juntamente com a professora de matemática, Debora Patrícia Feustler, receberam em julho desse ano, em Porto Alegre, a medalha.

Segundo Sthefani, participar da Obmep é uma oportunidade que poucos valorizam. “Porém estes também não sabem dos acréscimos da Olimpíada ao desenvolvimento em âmbito escolar. A prova explora conhecimentos de lógica e matemática, estimulando o aluno a usar muito raciocínio”, destaca a jovem.

Sthefani recorda que em sua trajetória pela escola municipal, no sexto ano, obteve a Menção Honrosa. Já no sétimo, oitavo e nono, conquistou três medalhas de bronze, de forma consecutiva. Com a premiação a aluna também recebeu uma Bolsa de Estudos no Programa de Iniciação Científica. Nesse curso, pessoas de todos os estados brasileiros se reúnem em turmas virtuais para debaterem sobre questões de lógica por quatro horas semanais, além da realização de avaliações e tarefas online. Sthefani ainda defende que, por meio deste curso agrega conhecimento e vai se preparando ainda melhor para as aulas de matemática, bem como para as próximas edições da Olimpíada, agora já como estudante do Ensino Médio.

Divulgação
A professora Debora Feustler com a aluna Sthefani Wagner, premiada em julho desse ano com medalha de bronze.

Divulgação
Provas da segunda fase da Olimpíada de Matemática foram realizadas no sábado, dia 15.