Escolas de Sinimbu participaram do Encontro de Grupos Ambientais

Publicado 19/07/2018 14:00
Atualizado 19/07/2018 16:17
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Evento foi promovido através do Programa Verde é Vida e realizado em Passo do Sobrado.

Na sexta-feira, dia 13, um grupo de 47 pessoas de Sinimbu esteve presente no Encontro de Grupos Ambientais do Programa Verde é Vida, desenvolvido pela Afubra. O evento foi realizado na escola José de Anchieta, na localidade de Potreiro Grande, em Passo do Sobrado.

Durante o dia, integrantes dos grupos ambientais das escolas onde o programa é desenvolvido participaram de diversas atividades, incluindo uma gincana. Além disso, o evento serviu para a entrega dos cheques do Bolsa Sementes e ainda outras premiações.

Das escolas de Sinimbu, alunos da Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Guararapes receberam um cheque de R$ 195, através do Bolsa Sementes, enquanto que os representantes da Emef Nossa Senhora da Glória receberam R$ 65, também oriundos do Bolsa Semente. Representantes da Emef Guararapes também foram premiados com o Troféu Gota Verde 2018, que é um reconhecimento do Projeto Verde é Vida em relevância aos serviços prestados ao meio ambiente.

Sobre os Grupos Ambientais

- Emef Guararapes: conta com o grupo ambiental Viver e Semear desde 2011, com a coordenação da professora Claudia Bortoli. Entre as ações realizadas este ano estão a manutenção do canteiro de chás, flores, oficinas de artesanato e coleta de sementes. O grupo se reúne a cada 15 dias, no turno inverso e conta com 10 alunos, das turmas do 6 ao 9º ano.

- Emef Carlos Boettcher Filho: conta com dois grupos ambientais: Mancha Verde e Patrulheiros do Meio Ambiente. Ambos são coordenados pela professora Inês Wojahn. Existentes há vários anos, os grupos desenvolvem atividades voltadas à preservação do meio ambiente semanalmente. Entre as atividades realizadas estão o destino correto dos materiais descartados (lixo), atividades práticas no pátio escolar e na horta; e atividades de conscientização ecológica na comunidade escolar e local. Além disso, os grupos coordenam os projetos Coleta de Sementes e Recolhimento de Gordura Saturada. Atualmente, cada grupo conta 12 alunos, representantes dos anos iniciais e finais da escola.

- Emef Nossa Senhora Da Glória: conta com o grupo Amantes da Natureza, criado no início desse ano. Coordenado pela professora Janete Brandt, os encontros com os 10 estudantes, oriundos do 5º ano e anos finais, concentram suas atividades semanais nas sextas-feiras à tarde. Até agora, já realizaram o plantio de nativas nas dependências da escola, muito ajudaram e contribuíram com a horta escolar (organização de canteiros, colocação de lona e brita, semeadura, plantio e cultivo de verduras e temperos), pintura de pneus para a construção do relógio de chás, e afins. Além disso, o Grupo também está diretamente envolvido em projetos que a Escola vem desenvolvendo, como coleta e filtragem do óleo saturado e coleta de sementes de árvores nativas (secagem, separação, limpeza e seleção das sementes, que são enviadas à Afubra).

- Emef Nossa Senhora De Fátima: conta com os grupos Conservadores da Vida e Os Pequeninos de Pinhal, existentes desde 2002. Este ano já realizaram diversas atividades como a horta escolar, jardinagem do pátio da escola, herbário e minhocário. Os 12 alunos dos anos finais, coordenados pela professora Vanilise Wagner, se reúnem toda quinta-feira à tarde.

Emef Guararapes recebeu o Troféu Gota Verde 2018 durante o evento.