Palestras ensinam a prestar socorro em casos emergências

Publicado 07/06/2018 00:00
Atualizado 07/06/2018 15:08
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Capacitações ocorreram essa semana em Pinhal Santo Antônio e no centro de Sinimbu.

Depois de instituir a Lei Lucas Begalli Zamora, o município de Sinimbu promoveu essa semana duas palestras sobre Primeiros Socorros. Com o objetivo de capacitar alunos e professores , a comunidade local também foi beneficiada e pode participar das palestras realizadas em Pinhal Santo Antônio e no centro de Sinimbu.

As palestras foram ministradas pelo bombeiro militar, o sargento Adilson Fernando Kaerchr, na terça, dia 5, em Pinhal, e ontem, dia 6, em Sinimbu. Durante as palestras, o sargento ensinou técnicas de Primeiros Socorros nos casos de atropelamento, fraturas, parada respiratória, afogamentos, engasgos, queimaduras, lesões e mal súbitos.

Promovidas pelo Cras – Centro de Referência em Assistência Social –, Emater e Secretaria de Educação de Sinimbu, as palestras capacitaram um total de 150 pessoas. No final de cada uma delas, o público participante recebeu certificados.

Conforme a extensionista rural da Emater, Paula Sabrina Mallmann, qualquer pessoa pode eventualmente passar por situações de emergência por motivos de lesões, acidentes, ou condições de saúde, seja em casa, no trabalho ou no trânsito. “É nesse momento que entra a importância de ter conhecimento em Primeiros Socorros. Porém, é importante saber como proceder antes de querer ajudar alguém, para não piorar a situação”, ressalta.

A coordenadora do Cras, Patrícia Knod, frisa que ter conhecimento sobre primeiros socorros é de fundamental importância. “É muito importante saber como proceder de maneira correta. Os assuntos foram muito bem abordados, com dicas importantes e facilitadoras”, afirma.

A secretária de Educação, Mariane Panke, afirma que as palestras  foram extremamente válidas tanto para os professores e funcionários, que se deparam com tais situações no cotidiano escolar, como com os alunos e pessoas da comunidade, que também podem estra frente a situações de risco ou emergência. “Com certeza após a fala e prática do sargento Fernando, os participantes das palestras saberão como agir e que providências tomar para que a pessoa tenha os melhores cuidados. Acredito que todos saíram satisfeitos e nós da Secretaria de Educação também, pois agora todas as escolas de Ensino Fundamental e a Emei possuem funcionários capacitados para socorrer os alunos ou alguém que esteja precisando de cuidados”, conclui Mariane.

*Veja mais registros na Galeria de Fotos.

Palestra no Pinhal foi realizada na terça-feira, dia 5.

Na Câmara de Vereadores, público também participou e aprendeu técnicas que podem salvar uma vida.