Oficinas terapêuticas são retomadas nas escolas


Publicado 22/03/2018 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag

Atividades são desenvolvidas através do Núcleo de Apoio a Atenção Básica, da Secretaria de Saúde de Sinimbu.


Em março, a Secretaria de Saúde de Sinimbu, através do NAAB - Núcleo de Apoio a Atenção Básica - retoma as atividades das oficinas terapêuticas de saúde mental nas escolas. Realizadas desde 2012, as atividades implementadas são direcionadas aos jovens, dentro do espaço escolar.

Amparadas pela Resolução CIB 404/2011, as oficinas são espaços de convivência grupal de referência para os jovens. Através delas, os jovens podem exercitar seu sentimento de pertencimento, transitar e interagir em espaços sociais, promover a cooperação e a formação de vínculos, dentro de uma perspectiva inclusiva e humanizada. De maneira mais ampla, as oficinas auxiliam na formação do cidadão, previnem o uso de álcool e outras drogas e criam hábitos de vida saudável que extrapolam para as demais áreas de sua vida.

Para este ano, estão programadas oficinas de futsal, violão, teatro, pintura e grupos educativos variados nas escolas, com o acompanhamento de uma psicóloga. Conforme a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, as atividades vêm se consolidando a cada ano nos espaços escolares, com visíveis benefícios para jovens e repercussão positiva na comunidade.

 

Atividades a serem desenvolvidas em 2018

– Oficina de futsal na escola Carlos Boettcher, com o professor Lucio Lopes.

– Oficina de violão na escola Guararapes, com o professor Ederson Sins.

– Oficina de teatro na escola Nossa Senhora de Fátima, com a professora Janaína Schena.

– Atividades educativas coletivas nas escolas Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Fátima, com a psicóloga Angélica Wilke.

Divulgação
Em 2017, atividades da saúde mental foram realizadas apenas no Pinhal. Este ano, oficinas ocorrem na região serrana e também na escola Nossa Senhora da Glória.
Em 2017, atividades da saúde mental foram realizadas apenas no Pinhal. Este ano, oficinas ocorrem na região serrana e também na escola Nossa Senhora da Glória.