Prefeita participou de abertura da Semana Farroupilha

Publicado 18/09/2017 00:00

Programação no CTG Tropeiro Velho de Alto Sinimbu continua até quarta-feira, dia 20.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, participou na sexta-feira, dia 15, da abertura da Semana Farroupilha do CTG – Centro de Tradições Gaúchas, Tropeiro Velho, em Alto Sinimbu. A cerimônia foi realizada logo após a chegada da Chama Crioula, trazida pelos cavalarianos da entidade.

Esse ano, os integrantes e amigos do CTG Tropeiro Velho buscaram a Chama Crioula na cidade de Piratini – primeira capital farroupilha do Estado –, distante cerca de 320 quilômetros de Sinimbu. A saída ocorreu no dia 7 de setembro, sendo que a chegada, na sexta-feira, marcou oficialmente a abertura dos festejos farroupilhas. O capataz campeiro, Gilberto da Rosa, aproveitou para agradecer o apoio do Poder Público e todos os envolvidos na busca da centelha. Da mesma forma, ele ressaltou que o CTG segue divulgando o levando o nome do município de Sinimbu a todos os rincões do Estado.

O patrão do CTG, Iraldo Backes, aproveitou a abertura para destacar o que representa a Semana Farroupilha no Estado e ler um breve histórico sobre a Chama Crioula no Estado. Ele também frisou que todos os anos a Chama Crioula é gerada em outros locais e que em 2018, ela será gerada em Iraí.

Antes de declarar oficialmente aberta a programação, Sandra enalteceu o trabalho realizado pelos cavalarianos em buscar a Chama em um local tão distante. “Com muito orgulho devemos comemorar para manter vivas as tradições gaúchas”, frisou a prefeita. “Parabéns a todos do CTG que sempre realizam festejos como esse para resgatar a nossas tradições e levam o nome do município cada vez mais longe”, completou.

A Semana Farroupilha de Sinimbu continua hoje até na quarta-feira, dia 20, feriado da Revolução Farroupilha (confira abaixo). Vale lembrar que o sorteio da rifa acontece no último dia da programação e que os sócios devem trazer seus blocos para a patronagem.  Quem não devolver, não poderá participar do sorteio.

PROGRAMAÇÃO:

18/09 – segunda-feira

19h:      Recepção à cavalgada de Monte Alverne

19/09 – terça-feira

22h30: Baile à gaúcho com Chão de Bailanta - ingresso: R$ 10

20/09 – quarta-feira

11h:      Culto crioulo com Pastor Mauri

12h:      Almoço – Cardápio: Churrasco – R$ 20

14h:      Sorteio da rifa

14h:       Futebol de Bombacha

14h:      Brincadeiras Campeiras

15h:      Arrasta pé

17h:      Extinção da Chama Crioula

Abertura dos festejos farroupilhas aconteceu na sexta-feira, dia 15.

Chegada da Chama Crioula marcou a abertura da Semana Farroupilha.

Chama foi trazida de Piratini, a primeira capital farroupilha do Estado.