Secretaria de Saúde promove evento sobre amamentação


Publicado 14/09/2017 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag

1º Encontro Municipal sobre Aleitamento Materno foi realizado na terça-feira, dia 12.


A tarde de terça-feira, dia 12, foi voltada a conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Promovido pela Secretaria de Saúde e Bem Estar Social e Centro de Referência em Assistência Social de Sinimbu, a programação reuniu gestantes e agentes comunitários de saúde na Câmara de Vereadores do município.

Durante a abertura do Encontro, a secretária de Saúde, Sinara Dhiel, frisou a importância da amamentação para os bebês e para as mães. Ela destacou que as crianças são mais saudáveis e frisou que as mulheres que amamentam têm mens chances de desenvolver câncer de mama, útero, ovário e diabetes.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, também se fez presente e disse que amamentar é viver um momento único e mágico com um filho e que as mães não devem perder esse momento. Ela disse ainda que muitas vezes as mães se importam demais com as opiniões dos outros e que isso não deve acontecer.

PROGRAMAÇÃO

Após a abertura, o Encontro Municipal Sobre Aleitamento Materno contou com quatro palestras e uma roda de conversa. O nutricionista Arcenio Fischborn, especialista em Saúde da Criança, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Política de Alimentação e Nutrição Secretaria Estadual de Saúde, da13ª Coordenadoria Regional de Saúde iniciou os trabalhos e trouxe dados sobre a amamentação, composição do leite de acordo com a alimentação da mãe, vantagens para as mães e os bebês e esclareceu dúvidas e mitos.

Em seguida, foi a vez da dentista Kellyn de Bastos Silva conversar com os participantes sobre o uso da chupeta e da mamadeira e o que isso causa nas crianças. Ela também  frisou a importância das mães fazer um acompanhamento odontológico logo no início da graviz.

A ginecologista e obstetra Secretaria Municipal da Saúde de Sinimbu, Andréia Rauber, conversou sobre os cuidados da mama e a preparação para a amamentação. Ela ainda destacou as formas corretas da amamentação, para que o bebê consiga sugar o leite da maneira certa.

Após a fala da ginecologista, a enfermeira Louana Theisen conversou mais um pouco com os participantes sobre a pega correta e a importância dos pais acompanharem e estarem ao lados das mães. No final, os participantes aproveitaram para tirar dúvidas e compartilhar experiências. Cerca de 25 pessoas participaram da programação.

Aline Haag
Palestras foram realizadas para conscientizar sobre a importância da amamentação.
Palestras foram realizadas para conscientizar sobre a importância da amamentação.