Secretaria de Saúde inicia Pics em Sinimbu

Publicado 29/08/2017 00:00
Atualizado 29/08/2017 11:13
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Práticas Integrativas Complementares no Sus tem como objetivo a prevenção de doenças.

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu realizou na tarde de ontem, dia 28, a apresentação das Pics – Práticas Integrativas e Complementares no Sus. A apresentação foi realizada antes da sessão do Cinema com Pipoca, promovido mensalmente, na Câmara de Vereadores.

Conforme a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, muitas vezes somente a consulta médica não é o suficiente para se obter saúde e se torna somente curativa . “O psicológico também interfere no bem estar físico”, detalha.

Para isso, a Secretaria incentiva a realizada de atividades e grupos especiais, como os grupos de Corrida e de Yoga. “O grupo de Corrida de Rua se reúne semanalmente, todas as quartas-feiras, às 17h30, no campo do Grêmio Esportivo Sinimbu. Já o grupo do Yoga tem encontro toda sexta-feira, às 17h30, na Escas. Inclusive, esse grupo segue com inscrições somente até essa sexta, dia 1º”, explica Sinara. “Outra atividade do Pics já em ação é a acupuntura, realizada no ESF de Rio Pequeno”, completa.

NOVAS PRÁTICAS

Como forma de complementar as atividade do Pics já existentes, o município passará a oferecer, a partir de setembro, a auriculoterapia e a ginástica Lian Gong (veja mais abaixo). “A auriculoterapia são aquelas sementinhas colocadas na orelha ou em outra parte do corpo. Esse atendimento será prestado pelo enfermeiro Daniel no Posto da ESF de Rio Pequeno, todas as quintas-feiras. Já no Posto de Saúde Central, o atendimento será prestado pela enfermeira Regina, todas às terças-feiras”, explica Sinara.

Já a ginástica chinesa Lian Gong – cujo nome significa treinar o corpo de forma prolongada – será realizada em Pinhal e no Centro de Sinimbu. “Teremos atendimentos nas sextas-feiras, com a enfermeira Louana, no Pinhal, e nas quartas-feiras, no Centro, com a enfermeira Regina”, salienta a secretária de Saúde.

Pics oferecidas em Sinimbu

ESF Pinhal

- Grupo de Lian Gong: toda sexta-feira, às 13h30, na Casa Verde.

Informações e inscrições pelo (51) 99701 8826, com Louana ou na ESF.

ESF Rio Pequeno

- Auriculoterapia: quintas-feiras, das 8h às 12h, a partir de 28/09.

- Acupuntura: mediante avaliação médica.

Informações e agendamento pelo (51) 99985 6967, com o enfermeiro Daniel ou na ESF.

Posto de Saúde Central

- Auriculoterapia: terças-feiras, das 7h às 11h e das 12h às 13h, a partir de 26/09.

- Grupo de Lian Gong (vagas limitadas): quartas-feiras, às 13h30 na Escas, a partir de 27/09. (Haverá lista de interessados para um grupo a partir das 17h30)

Informações, agendamento e inscrições pelo (51) 3708 1232, com Regina.

- Aula de Yoga: sextas-feiras, às 17h30, na Escas. Inscrições somente até sexta-feira, dia 1º.

Saiba mais

- A auriculoterapia caracteriza-se por utilizar o pavilhão auricular como um microssistema para tratar diferentes tipos de problemas. O termo microssistema é usado quando uma região de corpo representa todo o organismo. A refloxologia da orelha propõe que qualquer alteração em determinado órgão ou parte do corpo poderá ser detectada e tratada pelo pavilhão auricular. O método de colocação de sementes na auriculoterapia é um processo simples e de baixo custo que estimula a região do corpo afetada provocando reações de natureza terapêutica.

- O Lian Gong é uma prática de ginástica terapêutica chinesa com uma série de exercícios que tem como objetivo trabalhar o corpo integralmente, recuperando a funcionalidade articular, prevenindo e tratando dores crônicas. Auxilia também a reequilibrar disfunções dos órgãos internos e problemas respiratórios, além de combater o estresse, a ansiedade e a depressão. Qualquer pessoa pode participar do grupo, independente de idade. Somente pessoas com restrições e doenças graves devem avaliar a possibilidade de participação com seu médico ou fisioterapeuta.

Além das atividades já oferecidas, ginástica Lian Gong e auriculoterapia serão oferecidos a partir de setembro.