Alunos aprenderam sobre sustentabilidade


Publicado 10/08/2017 16:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag

Projeto da RGE Sul trouxe teatro e informação para alunos do 1º ao 5º ano de Sinimbu.


A semana começou diferente para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de Sinimbu. Através do projeto Educar Para Transformar, da RGE Sul, cerca de 350 estudantes aprenderam sobre sustentabilidade e eficiência energética de forma divertida e criativa. O espetáculo teatral Inventário de Seres e Coisas foi apresentado na segunda-feira, dia 7, no ginásio da escola Nossa Senhora da Glória.

O projeto tem como objetivo inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, contribuindo para a formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o meio ambiente. Dessa forma, na segunda-feira, alunos e professores assistiram ao espetáculo teatral e receberam materiais didáticos sobre os temas envolvidos.

Para a secretária de Educação de Sinimbu, Mariane Panke, o dia foi maravilhoso. “Ficamos satisfeitos com o entusiasmo das crianças. Eles interagiram o tempo todo e ao mesmo tempo refletiram sobre amizade, solidariedade e sustentabilidade”, revela. “Momentos como esse, de integração entre as escolas envolvendo cultura, deveriam acontecer mais vezes e por isso estamos trabalhando nisso. Acreditamos que isso faz a diferença”, salienta.

SOBRE O PROJETO

Até setembro deste ano, o terceiro ciclo do projeto Educar para Transformar realizará 300 ações educativas gratuitas, que se dividem em dois momentos: os Seminários Regionais – capacitações específicas para professores – que têm como tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis” e contemplam em sua programação oficinas, workshops e uma mesa redonda, e as Ações – momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para os alunos e realizadas em cada um dos municípios.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul, o projeto é realizado em parceria com as Prefeituras – por meio das Secretarias Municipais de Educação – e Coordenadorias Regionais de Educação. A iniciativa percorreu 79 cidades nos seus dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015), com a participação de mais de 204 mil pessoas. 

Aline Haag
Peça Inventário de Seres e Coisas encantou os alunos.
Peça Inventário de Seres e Coisas encantou os alunos.

Aline Haag
Cerca de 350 estudantes participaram da programação.
Cerca de 350 estudantes participaram da programação.