Professores e estagiários participam de formação

Publicado 20/07/2017 15:05

Atividades especiais reuniram os educadores de Sinimbu hoje e continuam amanhã.

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu está promovendo hoje, dia 20, e amanhã, dia 21, a formação para os educadores do município. Professores e estagiários estão reunidos na Escas de Sinimbu participando de palestras diversas, para agregar conhecimento e compartilhar experiências.

Hoje, pela manhã, o público de cerca de 140 pessoas acompanhou a palestra Avaliação e aprendizagem em todas as Modalidades de Ensino, com a professora Daniela Pedra Mattos, assessora pedagógica do Grupo SM. Em seguida, os educadores conheceram o Programa Saúde na Escola que desenvolverá diversas ações nos educandários, através da parceria com a Secretaria de Saúde de Sinimbu. Já na parte da tarde, o assunto foi Educação Musical, com a Impare Educação.

Amanhã, a programação segue apenas no turno da manhã. Após a recepção dos professores e estagiários, a formação segue com o tema Metodologia de Projetos, com Cris Biscaino, da Central Sicredi.

Para a secretária de Educação de Sinimbu, Mariane Panke, a formação é valida, pois traz a oportunidade de repensar valores, forma de agir e de educar, tanto na escola como na família. “Essa avaliação deve acontecer durante o ano todo. É a partir dela que vamos dar prioridade a uma ou outra atividade. Na educação Musical, novamente o assunto foi muito bom para os professores. A palestrante deu uma verdadeira aula de história sobre o surgimento da música e ao mesmo tempo deixou claro que todos podem cantar e ensinar a cantar”, avalia.

OPINIÕES

Para a estagiária da Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Nossa Senhora da Glória, Mariele de Freitas, o dia de hoje foi muito produtivo. “Gostei muito da forma com que os palestrantes abordaram os diferentes temas e cativaram a nós como público. Com certeza foi um dia de muito aprendizado e conhecimento que será levado para o nosso dia a dia e futuro”, pontua.

Já a professora da Emef Carlos Boettcher Filho, Ingrid Kanitz, afirma que a formação é positiva pois capacita o olhar dos educadores para o trabalho nas escolas. “Trabalhar a sensibilidade dos alunos é um grande objetivo a ser desenvolvido pelos educadores para que de fato se alcance o sucesso no processo de ensino aprendizagem. A importância de trabalhar a empatia nas escolas é um dos desafios a serem alcançados. Não basta focar objetivos e conteúdos em sala de aula. É preciso trabalhar com amorosidade e rigorisidade, visto que como professores temos compromisso social e somos profissionais inacabados, ou seja, sempre tempos algo para aprender e melhorar”, conclui.

Formação está reunindo cerca de 140 pessoas em Sinimbu.