Rede municipal de ensino de Sinimbu recebe kits de livros do Programa Alfabetiza Tchê


Publicado 22/02/2024 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag


Na manhã desta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação de Sinimbu recebeu os kits de livros do Programa Alfabetiza Tchê. A entrega do material aconteceu no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul e foi acompanhada pelas Articuladoras Regionais Estaduais, Elisabete Maria Mallmann e Daiani Rech, Articuladora Regional da UNDIME, Sheila Regina Gass Schürer e Articuladora Municipal, Daiane Inês Rech.

Os livros são destinados para estudantes de 1º e 2º ano e o kit é composto por Livro do Professor, Livro do Estudante, Cadernos Literários e Cartazes, à luz do Referencial Curricular Gaúcho e às características regionais do território do Rio Grande do Sul. Por isso, além de contemplar o contexto cultural do estado, os cadernos literários possuem textos de autoria gaúcha, promovendo uma maior identificação dos professores e estudantes com o conteúdo e, assim, apoiando o processo de alfabetização.

Professores, especialistas em alfabetização da rede pública do Rio Grande do Sul, realizaram a adaptação do Material Didático Complementar, organizado pela Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração - PARC, apoiadora deste Programa. Assim como, organizaram o projeto gráfico do material, a fim de possibilitar a interação criativa do estudante com as narrativas presentes no Caderno Literário.

Dessa forma, a disponibilização do Material Didático Complementar do Programa Alfabetiza Tchê representa a concretização dos esforços conjuntos em Regime de Colaboração entre o Estado do Rio Grande do Sul e o Município de Sinimbu para garantir a alfabetização, na idade certa, como um direito de todas as crianças.

A Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação ressalta que os docentes atuantes em turmas de alfabetização em 2023 passaram por capacitações sobre a temática. E atualmente, os demais professores de 1º e 2º ano também estão buscando este aperfeiçoamento na modalidade Online através do Portal Educação RS, tornando-os assim preparados para fazer uso desde material em sala de aula a partir de março.

Daiane, também Coordenadora Pedagógica na rede municipal, destaca a importância desse material, uma vez que é mais um apoio pedagógico ao Professor para fortalecer o interesse do estudante pela leitura e escrita, “todo o material é colorido, o que atrai a atenção da criança, é consumível, pois as atividades são realizadas no próprio livro, e ainda há material anexo ao kit, em que a criança poderá usar para jogar com os colegas e com a família, dinamizando a alfabetização”.