Departamento de Meio Ambiente alerta sobre o uso correto dos containers

Publicado 02/02/2023 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Apenas resíduos orgânicos e rejeitos devem ser depositados no local. Lixo reciclável deve ser separado e deixado ao lado dos containers, no dia adequado ao recolhimento.

Containers recebem apenas resíduos orgânicos e rejeitos.

O município de Sinimbu, através do DEMA – Departamento Municipal de Meio Ambiente –, está solicitando apoio da comunidade local quanto ao uso dos containers de lixo no perímetro urbano do município. O pedido leva em consideração a necessidade da população compreender que os mesmos recebem apenas lixo orgânico e rejeito.

Conforme a chefe do DEMA, Fabiani Knod, a comunidade deve ficar atenta ao que pode e o que não pode ser depositado nos containers. “Estes containers são apenas para resíduos orgânicos e rejeito. Além disso, esse lixo deve ser depositado apenas em sacos, uma forma de manter os containers limpos e facilitar o recolhimento desses resíduos”, explica Fabiani.

Com relação ao lixo reciclável, Fabiani lembra que o mesmo deve ser separado e depositado para recolhimento, ao lado dos containers, em lixeiras ou em frente as residências, apenas no dia do seu recolhimento. “Lembramos que onde o recolhimento acontece três vezes por semana, a comunidade deve observar o dia da coleta seletiva. Segundas e sextas-feiras é recolhido apenas lixo orgânico e rejeito. Nas quartas-feiras, acontece o recolhimento do lixo reciclável”, completa. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas junto ao DEMA ou pelo telefone 3708 1280, opção 5.

O que PODE ser depositado nos Containers:

- Resíduos Orgânicos: cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida, cascas de ovos, sementes, ossos;

- Rejeito: material de higiene pessoal (toalhas de papel, papel higiênico, absorventes, cotonetes, fralda descartável), bitucas de cigarro, espelhos, embalagens metalizadas (bombom), cinzas, esponjas usadas;

Obs.: O descarte deve ser realizado em sacos ou sacolas, evitando o contato direto dos resíduos no container.

O que NÃO PODE ser depositado nos Containers:

- Resíduos Recicláveis: papel/papelão, embalagens tetra pack; plástico (garrafas PET, sacolas, embalagens de materiais de limpeza, utensílios e talheres de plástico, etc), metais (latinhas de refrigerante, canos, pregos, parafusos, panelas, peças de motores, latas, etc), isopor e vidros de embalagens.