Comissão realiza reunião para acompanhar a execução do Censo Demográfico


Publicado 10/08/2022 16:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento
Aline Haag
Aline Haag
Reunião foi realizada na manhã de hoje.
Reunião foi realizada na manhã de hoje.

Foi realizada na manhã de hoje, dia 10, uma reunião entre os membros da Comissão de Comissão de acompanhamento do Censo Demográfico e revisão dos limites do Município com os representantes do IBGE, para tratar do acompanhamento do Censo Demográfico. A reunião contou com a presença da prefeita Sandra Backes, secretários municipais Carlos Backes Filho, Félix Weis e Gerson Mueller, chefe de Departamento Fabiani Knod, vereador Jair Fritsch e os representantes do IBGE, Bruno Pozzer, Franciso de Souza Weber e Luiz Eduardo Braga.

Conforme a Administração Municipal, o objetivo foi acompanhar o início do processo de contagem populacional em Sinimbu, bem como entender como acontecerá todo o processo, garantindo que todas as residências sejam visitadas e todos os moradores contabilizados. O secretário de Administração explica que a coleta de dados, incluindo a contagem das pessoas, deve acontecer em todas as residências do Município, sendo que todas as pessoas devem ficar atentas para receber a visita do recenseador até 31 de outubro. “Se alguma residência não for recenseada, nós precisamos saber. O mapa do IBGE, baseado no último Censo realizado em 2010, é bastante diferente da realidade atual. Existem muitas residências novas e precisamos que as pessoas nos comuniquem, caso não recebam a visita do recenseador”, frisa Carlos.

A prefeita Sandra ressalta que o Município estará atento a todo o processo, uma vez que o resultado terá impacto direto no repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios a partir do ano que vem. “Se não atingirmos o número mínimo de habitantes para nos mantermos no índice 0.8, teremos uma redução de aproximadamente R$ 3 milhões em recursos do FPM. Por isso a nossa preocupação e necessidade de garantir que todas as residências sejam contabilizadas”, explica a prefeita.

Vale lembra que os recenseadores já estão visitando os domicílios em todo o país e que as respostas fornecidas são sigilosas. Os dados são utilizados apenas para a elaboração de estatísticas e políticas públicas futuras. Para saber mais sobre o Censo, acesso o site https://censo2022.ibge.gov.br/