Educação Fiscal é tema de estudo na Emef Fátima


Publicado 29/06/2022 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag
Divulgação
Atividades estão sendo desenvolvidas com os estudantes das turmas de oitavo ano da escola.
Atividades estão sendo desenvolvidas com os estudantes das turmas de oitavo ano da escola.

De onde vem o dinheiro gasto para garantir escola pública, transporte escolar, segurança, praças, iluminação pública, estradas em situação de trafegabilidade e muito mais? Tais questionamentos sensibilizaram os professores e estes mobilizaram estudantes das turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental da Emef Nossa Senhora de Fátima Fátima, de Pinhal Santo Antônio de Sinimbu, para buscarem compreender mais sobre Educação Fiscal.

Contemplada pela Base Nacional Curricular Comum como tema transversal, a Educação Fiscal, assim como meio ambiente e saúde, passa a ser objeto de estudo na Escola. A sensibilização à temática aconteceu por meio de amplas discussões sobre cidadania e o que é ser cidadão.

Outro tópico explorado entre estudantes com pesquisas, análises de vídeos e outras fontes trazidas pelos professores foi a origem, a aplicação e o controle social dos recursos públicos, bem como o valor dos tributos e sua importância.  Além disso, a preservação de bens e espaços públicos também foi abordada com os estudantes, sedimentando a ideia de tudo o que é público é de responsabilidade de todos.  

Os professores engajados no assunto optaram em instigar a Educação Fiscal contida nas contas de energia elétrica, em dados do transporte escolar local, em cupons e notas fiscais, praticando com os estudantes a cidadania ativa, capazes de compreenderem a função social dos tributos, a importância de acompanharem a aplicação dos recursos públicos, e assim, motivá-los para o exercício da cidadania plena. Inúmeras habilidades, nas mais diversas áreas do conhecimento, foram abordadas nos últimos meses tendo a Educação Fiscal como causa: cálculos simples à porcentagem, planejamento e execução de campanha sobre consumo consciente de energia, relação de bons serviços públicos oferecidos na escola e comunidade e outros que merecem mais atenção, produção individual e coletiva de diversos gêneros de escrita, entre outras propostas relevantes.

Conforme a professora Vanilise Vogt Wagner, colaboradora do projeto e também participante em curso de formação em Educação Fiscal, promovido pela Receita Estadual, a Educação Fiscal, vista pedagogicamente, contribui para formar a cultura e o sentimento de exercício da cidadania, percebendo os tributos e outros compromissos sociais como necessários para a vida em sociedade. Além de Vanelise, também estão engajados no projeto os professores Sirlei Clair Justimann Molz, Elizete Regina Groff, Jefferson Adriano Leopold e Isabel Oliveira da Silva Borges.

Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação