Alunos retornam 100% para as escolas a partir de terça-feira, dia 21


Publicado 16/09/2021 15:00
Atualizado 16/09/2021 15:48
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo
Aline Haag

Conselho Municipal de Educação e Comitê Estratégico aprovaram o retorno dos alunos sem a divisão de blocos.


Divulgação
Orientação é de que cada estudante vá à escola no turno em que está matriculado, sendo que os itinerários do transporte estão sendo amplamente divulgados.
Orientação é de que cada estudante vá à escola no turno em que está matriculado, sendo que os itinerários do transporte estão sendo amplamente divulgados.

Desde o segundo semestre do ano, a rede de ensino pública municipal e estadual está engajada no retorno presencial dos alunos nas escolas. Atualmente, cerca de 90% dos estudantes da rede pública municipal já estão sendo atendidos de forma presencial e, a partir da próxima terça-feira, dia 21 de setembro, a meta é atingir 100% dos estudantes presentes nas escolas, sem revezamento de grupos A e B. Ou seja, a frequência passa a ser diária.

O Conselho Municipal de Educação reuniu seus integrantes na última terça-feira, dia 14, para deliberar sobre essa reorganização das atividades nas escolas, emitindo parecer favorável em relação ao retorno. A presidente do CME – Conselho Municipal de Educação – professora Sandra Regina de Lima defende a legislação existente, “destacando a Educação como uma ação prioritária, urgente e, portanto, imediata. E, assim, cumprindo de modo contínuo os objetivos/habilidades de aprendizagem e desenvolvimento de cada etapa de ensino.”

O Comitê Estratégico no Combate à Disseminação da Covid -19 de Sinimbu também teve seu encontro no último dia 8 de setembro, ocasião em que se debateu a volta segura dos estudantes às escolas. A secretária da Saúde Sinara Dhiel falou da inexistência de casos positivados à Covid nas últimas semanas e do avanço da vacinação no município, com 87% da população adulta vacinada, pelo menos com a primeira dose. E, informou a confirmação da vacinação para a faixa etária dos 12 aos 17 anos para a segunda quinzena de setembro, o que representa uma significativa parte dos estudantes também protegida. A enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica, Kellen Nunes, ratificou a continuidade do cumprimento das medidas sanitárias vigentes, em todos os estabelecimentos de ensino, apostando no eficiente trabalho dos profissionais de limpeza/higienização das escolas, o que muito contribui para a saúde de todos.

O município conta este ano novamente com o Programa Saúde na Escola, o qual promove ações de educação em saúde para estudantes, professores e funcionários com temáticas voltadas à prevenção, dando ênfase no momento à Covid-19. “Há uma movimentação bastante positiva na rede em relação ao Programa e, além disso, dispõe de valor financeiro para aquisição de material de higiene e limpeza, equipamentos e insumos muito bem empregados para garantir a higienização dos espaços escolares,” frisa a  coordenadora do Programa, professora Tânia Marisa Molz.

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo está focada nos últimos dias na volta às aulas, revendo demandas como transporte escolar, contratação de estagiários, compra de material de limpeza e outros quesitos para que as escolas estejam preparadas para acolherem seus alunos no dia 21. A orientação é de que cada estudante vá à escola no turno em que está matriculado, sendo que os itinerários do transporte estão sendo amplamente divulgados (veja abaixo).

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais serão mantidas somente para àqueles estudantes de grupo de risco ou que testem positivo para a Covid-19. Os responsáveis destes devem fazer contato com a direção de Escola do filho para justificar a ausência nas aulas presenciais, bem como receber orientações para seguir recebendo a remessa de tarefas domiciliares. A EMEI Criança Feliz e a EMEF Glória, seguem atendendo as turmas da Educação Infantil todos os dias, por turno, e não de modo integral, uma vez que possuem um elevado número de alunos matriculados nas turmas e necessita-se cumprir as medidas sanitárias vigentes, o que justifica a manutenção das turmas por turno.    





Divulgação
Conselho Municipal de Educação aprovou o retorno.
Conselho Municipal de Educação aprovou o retorno.

Aline Haag
Assunto também foi pauta da reunião do Comitê Estratégico.
Assunto também foi pauta da reunião do Comitê Estratégico.