Sinimbu não registrou nenhum caso de Covid durante pesquisa

Publicado 06/08/2020 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social,COVID-19

Todos os 30 testes do Estudo de Soroprevalência de SARS-COV-2 na região do Vale do Rio Pardo, aplicados em Sinimbu tiveram resultado negativo.

Realizada durante o sábado, dia 1º, em Sinimbu, o estudo encomendado pelo Cisvale - Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo -, em parceria com a Unisc e apoio da Amvarp - Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo - e da Philip Morris Brasil, não identificou nenhum caso de Covid-19 no município. Um total de 30 testes foram aplicados em Sinimbu e todos tiveram resultados negativos. Os dados da pesquisa de Soroprevalência de SARS-COV-2 na região do Vale do Rio Pardo foram divulgados na tarde de hoje, dia 6, durante coletiva de imprensa do Cisvale.

Conforme a secretária Municipal de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, os domicílios foram sorteados pelos organizadores da pesquisa, seguindo uma sistemática pré estabelecida. “Por isso não é possível escolher as localidades, casas e pessoas que participam desse estudo”, explica Sinara.

Com o resultado negativo dos 30 testes aplicados em Sinimbu, não será possível determinar a prevalência do vírus no município. “A nível regional, de acordo com os organizadores, a prevalência foi de 2,9% sendo mais ou menos mais de 10 mil habitantes reatores na região. Os municípios que apresentaram casos positivos foram Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Vale do Sol, Candelária, Rio Pardo, Boqueirão do Leão e Passo do Sobrado. Também na pesquisa foi avaliado que 63% da população testada consegue fazer o distanciamento social e 91% faz uso de máscara ao sair de casa”, completa Sinara.

De acordo com a secretária de Saúde de Sinimbu, a primeira etapa contou com a realização de testes nas localidades de Linha da Grama, Rio Pequeno, Alto Paredão e Alto Sinimbu. As próximas etapas, quando novas localidades serão sorteadas, ocorrem nos dias 15 de agosto, 29 de agosto e 11 de setembro, onde serão sorteadas novas casas. “Contamos novamente com o apoio de toda população”, finaliza.

A pesquisa COVID-VRP

O estudo é composto de quatro etapas de realização de testes a cada duas semanas. As atividades são realizadas sempre durante os finais de semana, entre 8h e 18h, em 14 municípios do Vale do Rio Pardo. A abordagem é aleatória de acordo com os dados do IBGE, apontando os bairros, ruas e casas onde os testes serão realizados. Para o teste é coletada uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa sorteada. Os entrevistadores também fazem perguntas a respeito dos hábitos de distanciamento social e questões epidemiológicas.

Divulgação
1ª etapa da pesquisa foi realizada no sábado, com apoio da equipe da Secretaria de Saúde de Sinimbu.