Vacinação da Aftosa segue até o dia 14


Publicado 01/04/2020 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M
Aline Haag

Todos os bovinos e búfalos devem ser vacinados nessa etapa.


A Secretaria de Agricultura de Sinimbu lembra os produtores rurais de Sinimbu que a vacinação contra a Febre Aftosa continua até o dia 14 de abril. Todos os bovinos e búfalos devem ser vacinados nessa etapa. A comprovação da vacinação, com apresentação da nota fiscal de compra das doses e informação da quantidade de animais vacinados poderá ser feita até o dia 30, de forma presencial na Secretaria ou ainda via e-mail.

CONSERVAÇÃO DA VACINA

A conservação das doses é fundamental para a garantia da imunização dos animais. O produto deve permanecer, desde a compra até o uso, na geladeira e deve ser aplicado em até cinco dias corridos, após a aquisição, pois os refrigeradores domésticos nem sempre mantem a temperatura apropriada à conservação da vacina. A temperatura ideal para manter as doses é de 2 à 8ºC.

APLICAÇÃO DAS DOSES

Com relação a aplicação das doses, vale lembrar ainda que a dosagem a ser aplicada é de 2 ml, sendo que a vacina deve ser realizada na tábua do pescoço, por via subcutânea ou intramuscular.

COMPROVAÇÃO DA VACINA

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve apresentar a Nota Fiscal da compra das doses da vacina na Secretaria de Agricultura de Sinimbu, especificando a quantidade de animais vacinados por categoria, até o dia 30 de abril. A comprovação poderá ser feita também via e-mail, enviando cópia da nota e as informações sobre quantidade de doses aplicadas para agricultura@sinimbu.rs.gov.br .

MULTA

A Secretaria de Agricultura de Sinimbu, lembra que os produtores rurais que não comprovarem a imunização do seu rebanho, nos períodos e condições estabelecidas, ficam impedidos de transitar com seus bovinos até que regularizem a vacinação. Além disso, serão multados conforme determina o Decreto Estadual 52.434/15, sendo que o valor inicial da multa é de R$ 1.217,96.

Divulgação
A comprovação da vacinação poderá ser feita até o dia 30.
A comprovação da vacinação poderá ser feita até o dia 30.