Comércio de Sinimbu reabre amanhã


Publicado 31/03/2020 00:00
Atualizado 15/05/2020 14:22
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social,COVID-19
Aline Haag

Estabelecimentos comerciais não essenciais poderão reabrir, mas deverão seguir as orientações e medidas de segurança para evitar a disseminação do Covid-19.


A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, assinou na tarde de hoje, dia 31, o Decreto Municipal nº 2.597 que prevê a reabertura do comércio não essencial e a retomada das atividades industriais a partir de amanhã, dia 1º. A decisão foi tomada após reunião com o Comitê Estratégico realizada na manhã de hoje, na Câmara Municipal de Vereadores. A reabertura dos estabelecimentos poderá ocorrer mediante o cumprimento de orientações e medidas de segurança que evitam e previnem a disseminação do vírus Covid-19

Durante a reunião do Comitê Estratégico, os participantes debateram a situação econômica do município e analisaram a possibilidade de retomada das atividades. Após algumas considerações, o grupo considerou viável a reabertura do comércio local, porém os estabelecimentos devem seguir as medidas de orientação e prevenção repassadas em Decretos municipais anteriores e também em Decreto do Governo do Estado.

Conforme o Decreto assinado hoje em SInimbu, a partir de amanhã estão permitidas as atividades industriais gerais, incluindo a construção civil; atividades dos autônomos gerais, profissionais liberais e prestadores de serviços, com ou sem estabelecimentos; e comércio em geral. Entre as medidas que devem ser seguidas está o atendimento com no máximo 50% da capacidade de seus funcionários e colaboradores em 50% da lotação máxima prevista no Plano de Prevenção e Proteção Contra incêndios; adoção de sistema de escalas; revezamento de turnos e outras ações que possibilitem a redução de fluxo.

CONTINUA PROIBIDO

Ainda de acordo com o Decreto, continua proibida a abertura de bares para fins exclusivos de jogos e bebidas com consumo local. Realização de eventos particulares e privados, encontros para jogos de cartas ou bingo (por exemplo), reuniões, palestras, missas, cultos e demais atividades que possam aglomerar pessoas também continuam suspensas.

RETOMADA DAS AULAS

Com relação as retomada das atividades escolares da rede municipal de ensino, o Decreto 2.597 prevê que as mesmas seguem suspensas até o dia 30 de abril. Dessa forma, as aulas dos alunos da rede municipal devem ser retomadas apenas em maio, seguindo também o Decreto do Governo do Estado.

IDOSOS DEVEM CONTINUAR EM CASA

Apesar da reabertura do comércio, a recomendação para os idosos e o público pertencente ao grupo de risco segue a mesma: ficar em casa. A orientação é evitar toda e qualquer saída desnecessária.

Aline Haag
Reabertura do comércio foi debatida entre os integrantes do Comitê Estratégico formado em Sinimbu.
Reabertura do comércio foi debatida entre os integrantes do Comitê Estratégico formado em Sinimbu.