Município traça estratégias para prevenir a transmissão do Covid-19

Publicado 19/03/2020 00:00
Atualizado 15/05/2020 14:24
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social,COVID-19

Orientação é ficar em casa, não realizar saídas desnecessárias e evitar aglomerações de pessoas.

O município de Sinimbu segue com o planejamento de ações e estratégias para prevenir a transmissão do Covid-19, também conhecido como novo coronavírus. Na tarde de ontem, dia 18, a prefeita Sandra Backes esteve reunida com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para detalhar o atendimento e funcionamentos dos postos de saúde, bem como reforçar medidas de prevenção. A orientação para a população continua sendo a mesma: fique em casa, saindo apenas por motivos extremamente essenciais, e evite aglomeração de pessoas.

Conforme a equipe de saúde de Sinimbu, no momento o município não possui nenhum caso suspeito de Covid-19. Porém, o vírus pode chegar ao município a qualquer momento, levando em consideração os diversos casos suspeitos na região e o aumento significativo de casos confirmados em Porto Alegre, por exemplo.

Devido a isso, o pedido do secretário de Saúde de Sinimbu, Plínio Weigel, continua sendo o mesmo: “A população que não necessita de uma consulta ou atendimento nos postos de saúde com extrema urgência, deve ficar em casa. O mesmo vale para os atendimentos no Hospital Sinimbu. As pessoas precisam entender que quanto mais estiverem circulando nos postos ou nos hospitais, mais chances possuem de ser contaminadas pelo vírus. Somente deve procurar atendimento quem realmente necessitar dele e não puder esperar”, frisa.

A prefeita Sandra frisou que neste momento é fundamental o trabalho dos agentes comunitários de saúde, que são os responsáveis por levar a informação correta para as famílias do interior. “É um momento delicado no qual precisamos mais do que nunca dos nossos profissionais da saúde. Tanto os agentes, como os médicos, enfermeiros e técnicos. Esses profissionais estarão na linha de frente do combate contra o coronavírus. Mais do que nunca precisamos respeitar esses profissionais e agradecer por todo trabalho que fazem por nós”, ressalta a prefeita.

Sandra lembrou ainda da suspensão das aulas e dos eventos municipais, lembrando que o objetivo maior é fazer com que as pessoas permaneçam em casa. “Sabemos que o vírus pode chegar a Sinimbu a qualquer momento. Nosso objetivo é prevenir a transmissão. Quanto menos pessoas se contaminarem com o vírus ao mesmo tempo, melhor para a saúde pública que precisa atender a todos os infectados”, explica. “Não podemos nos desesperar diante da situação, nem criar pânico. Mas precisamos alertar o máximo de pessoas possíveis e conscientizar todos sobre os riscos que estamos correndo. Contamos com a compreensão e o bom senso de todas as pessoas”, finaliza a prefeita.

Medidas preventivas adotadas em Sinimbu

- Por tempo indeterminado o agendamento de consultas clínicas está cancelado, sendo então atendidos apenas casos de necessidade em livre demanda. Somente deve ir aos Postos de Saúde quem realmente tiver a necessidade urgente de uma consulta. Exames de rotina e outras condições de saúde que não caracterizam urgência devem esperar o período de alta transmissibilidade passar para serem solucionados.

- Grupos de saúde e grupos do Cras em Sinimbu estão com os encontros suspensos por tempo indeterminado.

- Consultas com cardiologista, fonoaudióloga, fisioterapeuta e dentista nos postos de saúde municipais também estão canceladas por tempo indeterminado.

- Estão cancelados todos os eventos públicos, como feiras, shows e festivais que possam provocar aglomerações de pessoas, por um período de 30 dias. Para os eventos privados como quermesses, bingos, loto, carteado, bolão de mesa, tiro ao alvo e todos os demais eventos, particulares ou públicos, que possam reunir um número maior de pessoas, a recomendação é para que todos repensem suas datas nesse momento e avaliem a possibilidade de cancelar os mesmos ou reagendar sua realização para datas futuras.

- Estão suspensas as aulas em todas as escolas municipais (Ensino Fundamental e Educação Infantil) pelo período de 15 dias, sendo que os estudantes devem permanecer em casa.

- Para evitar aglomerações, o Ginásio Municipal de Sinimbu está fechado, com a suspensão de todas as suas atividades.

- A confecção de carteiras de identidade e pedido de passagens também estão suspensos no momento.

Atenção: Fique atento as recomendações de prevenção. É tempo de ficar em casa e prezar pela saúde de todos.

Planejamento de ações e estratégias foi realizado pela equipe da Secretaria de Saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos, com a presença da prefeita Sandra.