Agrinobre e JTI: duas empresas de significativa importância econômica para Sinimbu

Publicado 12/12/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento

A Administração Municipal de Sinimbu e o Comude – Conselho Municipal de Desenvolvimento – estiveram na tarde de ontem, dia 11, em duas empresas do município, conhecendo suas atividades e seus projetos. Tanto a JTI como a Agrinobre são empresas de significativa importância econômica e atualmente são responsáveis pelo maior retorno financeiro a Sinimbu.

Na unidade da JTI de Sinimbu, Fernando Weis recebeu o grupo e conversou sobre o trabalho desenvolvido no local. A empresa é responsável pela distribuição de insumos em todo Rio Grande do Sul, o que representa cerca de 60% de todos os insumos distribuídos pela empresa às famílias produtoras de tabaco que para ela cultivam o produto. Fernando detalhou que no auge da safra – período de março a setembro – a empresa conta com 20 funcionários e que o fato da empresa manter a unidade em Sinimbu, significa a continuidade dos empregos gerados no local.

Além de gerar empregos, o que se destaca na unidade da JTI em Sinimbu são as normas de segurança exigidas e com as quais a empresa se habituou a trabalhar. Atualmente, nenhum saco de adubo é carregado por uma pessoa sozinha, por exemplo. Além disso, cabos de vida também são utilizados quando os operários precisam subir em caminhões e normas específicas são seguidas quando empilhadeiras e outras máquinas estão operando no pátio da empresa.

Para a prefeita Sandra Backes, ter a unidade de distribuição de insumos da JTI em Sinimbu é muito importante, pois traz retorno financeiro para o município e também gera empregos para as pessoas da comunidade local. “Estaremos sempre a disposição para auxiliar a empresa no que for necessário e esperamos que a empresa permaneça em Sinimbu”, completa Sandra.

Já na Agrinobre, o sócio proprietário Augusto Bublitz conversou com a prefeita, o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho e os integrantes do Comude. A empresa passou por um período de aprimoramentos e melhorias este ano visando otimizar a de produção de substratos.

Conforme Augusto, já são nove anos desde a constituição da empresa e oito anos e meio de produção. “Estamos em evolução constante. O mercado principal de atuação é a região sul do país. Contudo, também estamos em uma crescente no mercado do sudeste, o qual iniciamos o investimento comercial a quatro anos. Além da exportação especialmente para o Uruguai e Paraguai”, revela.

O grupo aproveitou para conhecer o processo de produção dos substratos, que tem como ingredientes principais a vermiculita, adquirida em Goiás e também na Paraíba, a turfa importada do Canadá e da Letônia, a fibra de coco do nordeste e a casca de arroz carbonizada. “Nosso produto teve uma boa aceitação no mercado e hoje nosso diferencial é o substrato principalmente para o cultivo de hortaliças e tabaco”, conta Augusto. “Durante o ano contamos com um número fixo de funcionários e no período de safra, aumentamos o quadro em torno de 20%. Além de todo cuidado de produção e compra do produto base para o substrato, possuímos um laboratório específico para análise do material produzido, para manter a qualidade do nosso produto”, completa Augusto.

Segundo a prefeita Sandra, o trabalho desenvolvido pela Agrinobre é merecedor de destaque. “Para nós, está é uma grande empresa, pois possui uma grande produção e também uma grande representatividade para o nosso município. Saber que os proprietários dessa empresa são de Sinimbu e escolheram nosso município como sede para o seu empreendimento é um orgulho para todos nós. Esperamos que a empresa continue tendo sucesso em suas atividades e nos colocamos a disposição”, finaliza Sandra.

Unidade da JTI em Sinimbu é responsável pela distribuição de insumos em todo Rio Grande do Sul.

Diferencial da Agrinobre é a produção de substrato principalmente para o cultivo de hortaliças e tabaco.