Equipes diretivas das escolas municipais se reúnem para reformular o Regimento Escolar

Publicado 12/12/2019 00:00

Após a conclusão dos estudos da BNCC – Base Nacional Comum Curricular –, RCG – Referencial Curricular Gaúcho – e construção do DOM – Documento Orientador Municipal –, bem como a revisão e reformulação do PPP – Projeto Político Pedagógico – das escolas, chegou a hora da reformulação do Regimento Escolar das escolas municipais. Cabe destacar que o DOM já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e será o documento orientador do que deverá ser trabalhado em todas as turmas e componentes curriculares a partir de 2020.

Ao longo do ano foram realizadas reuniões nas Emefs – Escolas Municipais de Educação Infantil – Carlos Boettcher Fº, Guararapes, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Glória; na Emei – Escola Municipal de Educação Infantil – Criança Feliz; e com as multisseriadas para a revisitação e reformulação do PPP, onde se discutiu sobre que tipo de ser humano se quer formar, que sociedade queremos construir, que finalidade queremos pra escola, planejamento, currículo, habilidades e competências, metodologia, avaliação, aprendizagem, etc. Agora, no final do ano, nos dias 27 de novembro, manhã e tarde, e no dia 2 de dezembro, no turno da manhã, com a assessoria da professora Alice Theis de Venâncio Aires, a equipe de coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação reuniu as equipes diretivas das Emefs Carlos Boettcher Fº, Guararapes, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Glória para a reformulação do Regimento Escolar que é padrão nas escolas municipais de Ensino Fundamental, com exceção do Regimento da Emei Criança Feliz.

A reformulação faz-se necessária e é obrigatória para adequar e alinhar o regimento a BNCC, RCG e DOM, passando a vigorar no ano de 2020. Já o regimento da Emei está sendo reformulado com a equipe diretiva da escola e assessoria da coordenadora pedagógica professora Anita Brandenburg. O próximo passo será encaminhar os mesmos para análise e aprovação do Conselho Municipal de Educação.

Reformulação do Regimento Escolar foi realizado com as equipes diretivas no final de novembro e início de dezembro.