Alunos pintam paredes de Ginásio e aprendem a fazer peças de artesanato

Publicado 12/12/2019 14:00
Atualizado 12/12/2019 15:28
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo

Projeto Fluxo Arte traz mais cor para escola do centro de Sinimbu e aprendizado para alunos na turma de Correção de Fluxo.

A turma de Correção de Fluxo da Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Nossa Senhora da Glória de Sinimbu está realizando um trabalho diferente. Através das aulas de artes, coordenados pela professora Sandra de Lima, os alunos estão desenvolvendo o projeto Fluxo Arte, estudando obras do artista Romero Brito e aprendendo coisas novas. “O projeto Fluxo Arte surgiu com o desafio de tornar estes alunos artesãos, produzindo materiais que podem ser comercializados e também embelezar ainda mais a nossa escola”, conta Sandra.

O primeiro passo foi realizar a contabilidade. Através de um empréstimo do Conselho de Pais de Mestres, os alunos adquiriram os materiais e iniciaram a produção de suas obras de artes. Telhas decoradas, dançarinos do vento e chaveiros foram materiais confeccionados e posteriormente comercializados em eventos da escola. “Com a venda dos produtos, conseguimos quitar nosso empréstimo e também comprar novos materiais, tendo um fluxo de caixa ativo. Além da compra, também recebemos a doação de tintas PVA e outros materiais. As empresas Neitzke e Rabuske foram nossas parceiras ao longo do ano e agradecemos muito por isso”, completa a professora responsável pelas aulas de artes.

Para os alunos Cauã Santarém e Ronaldo Rodrigues, aprender a fazer as peças de artesanato foi uma atividade diferente e positiva. “Já fiz algumas dessas peças em casa. É bem legal fazer isso”, disse Cauã. “É difícil não errar. A professora Sandra sempre nos ajuda nos últimos detalhes. Aprender a fazer esse artesanato nos incentiva e nós aprendemos mais”, completa Ronaldo.

Além de produzir e comercializar produtos específicos, na semana dedicada ao Dia do Professor e Dia do Servidor Público, em outubro, os alunos presentearam a equipe da Emef Nossa Senhora da Glória com latas decoradas através de decoupage. Agora no final do ano letivo, um novo presente está sendo dado a toda comunidade escolar, incluindo professores, funcionários, estagiários/monitores, alunos e pais. Dois painéis, com obras do artista Romero Brito, estão sendo pintados na parede do Ginásio da escola. O objetivo é embelezar o local e torna-lo mais alegre.

A professora lembra que o dinheiro arrecadado ao longo do ano com a comercialização do artesanato, serviu para uma confraternização entre a turma. “No dia 3 de dezembro, levei os alunos a um rodízio de pizzas no Quiosque”, ressalta Sandra. “Terminamos o ano com uma sensação de dever cumprido. Nem eles mesmos acreditavam em si, que eram capazes de desenvolver atividades como as que realizamos. Provamos para nós mesmos que somos capazes e que basta querer aprender para as coisas acontecerem e darem certo”, conclui a professora de artes.

Trabalho realizado pelos alunos está sendo coordenado pela professora Sandra de Lima.