Sinimbu está na campanha do Outubro Rosa


Publicado 17/10/2019 00:00
Atualizado 17/10/2019 16:53
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag

Uso de lenços cor de rosa, distribuição de cartões com orientações e palestra estão entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Sinimbu.


O município de Sinimbu, através da Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, também está na campanha do Outubro Rosa, promovendo a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. A campanha está acontecendo em todo país e objetivo é levar informação para as mulheres sobre a importância de exames preventivos, bem como sobre o tratamento, uma vez que, diagnosticado precocemente o câncer de mama tem 95% de chance de cura.

No Centro Administrativo, desde o início do mês de outubro, as mulheres estão trabalhando com lenços cor de rosa. Além disso, também está ocorrendo a distribuição de cartões para conscientização de mulheres.

Já nos Postos de Saúde, panfletos com orientações sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero também estão sendo entregues a população. Os servidores também estão usando laços cor de rosa presos nas roupas, com o intuito de chamar a atenção para a campanha do “Outubro Rosa”.

Além disso, uma palestra está sendo organizada pela Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu. Conforme o secretário Plínio Weigel, uma tarde de orientações abertas ao público será realizada na Câmara de Vereadores e todas as mulheres estão convidadas. “Estaremos debatendo o tema e repassando informações no dia 29 de outubro, a partir das 14h. Será um trabalho desenvolvido pela médica ginecologista Andreia Rauber, junto com a equipe da Secretaria de Saúde. Desde já contamos com a participação de todas”, explica Plínio.

 

Saiba mais

Com o slogan “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) e o Ministério da Saúde apresentam a Campanha Nacional do Outubro Rosa, sendo que esta tem como pilares fundamentais a prevenção, a detecção precoce do câncer de mama e a realização da mamografia. O “Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Sabe-se, de acordo com dados do INCA, que o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto. A doença se caracteriza pelos seguintes principais sinais e sintomas: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos; e pequenos nódulos que também podem aparecer no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Existem diversos fatores que estão relacionados a sua existência: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença); fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, idade em que entrou na menopausa); histórico familiar de câncer de mama; consumo de álcool; excesso de peso; atividade física insuficiente; e exposição à radiação ionizante.

Amamentar além de prazeroso e ótimo para a criança é considerado fator protetor para o câncer de mama, do mesmo modo 30% dos casos podem ser evitados se a mulher realizar atividade física e de alimentação saudável, assim mantendo o peso corporal adequado. Vale lembrar que além de estarem atentas ao próprio corpo realizando mensalmente o auto exame das mamas, as mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos.

Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia. A mamografia pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas e assim, ainda tratá-lo de forma mais rápida e menos agressiva, diminuindo as complicações e gastos com o tratamento.

Felipe Gassen
Servidoras do Centro Administrativo estão usando lenços cor de rosa em virtude da campanha Outubro Rosa.
Servidoras do Centro Administrativo estão usando lenços cor de rosa em virtude da campanha Outubro Rosa.