Nova turma de estagiários da Odontologia inicia trabalhos em Sinimbu

Publicado 15/08/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu recebeu na manhã de ontem, dia 14, uma nova turma de estagiários do curso de Odontologia da Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul. Assim como já ocorreu no ano passado, o objetivo é retomar os trabalhos de acompanhamento odontológico nas escolas e também com grupos específicos.

Os alunos foram recebidos pela prefeita Sandra Backes, secretário de Saúde, Plínio Weigel, e assessora da Secretaria, Sinara Dhiel. Durante a reunião, foram expostos os avanços da odontologia no município. O grupo também conversou sobre o PSE – Programa Saúde na Escola – e a adesão do município ao Crescer Saudável. Ambos os programas também visam a saúde de alunos do município, incluindo a saúde bucal.

Para o secretário de Saúde, o trabalho dos estudantes do curso de Odontologia é fundamental ao município de Sinimbu. Já a prefeita Sandra, é preciso reforçar a conscientização dos pais, uma vez que o atendimento já é realizado nas escolas diretamente com os alunos. "Os pais precisam entender que os filhos precisam desse atendimento, quando solicitado e orientado pelos estagiários. A educação precisa vir de casa e isso inclui a escovação correta dos dentes e cuidados com os mesmos”, detalha a prefeita.

COMO IRÁ FUNCIONAR

Os estagiários terão supervisão direta de professores da Unisc e a interação com os profissionais de saúde bucal de Sinimbu. O objetivo é a formação profissional em saúde bucal mais voltada às necessidades de saúde da população atendida pelo Sistema Único de Saúde.

O trabalho está sendo realizado nas quartas-feiras pela manhã com os estagiários da Odontologia, sob a supervisão da professora Beatriz Baldo. Os alunos participam das atividades de educação em saúde do PSE, percorrendo as escolas municipais cadastradas no programa. Além disso, os alunos do curso de Odontologia participarão também de atividades com os grupos da terceira idade, grupo de tabagismo e grupo de alcoólatras, falando sobre higiene bucal e prevenção. Um trabalho especial também deve ser realizado nas salas de espera do Posto de Saúde Central, com objetivo de conversar com os pacientes que ali aguardam por algum outro tipo de atendimento.