3º Torneio de Bolão de Mesa já está em andamento em Sinimbu

Publicado 20/05/2019 00:00
Atualizado 20/05/2019 13:25

Abertura da competição que reúne 10 Sociedades ocorreu na tarde de sábado, dia 18, em Linha Almeida.

A localidade de Linha Almeida sediou na tarde de sábado, dia 18, a abertura da 3ª edição do Torneio de Bolão de Mesa de Sinimbu. Com a participação de 10 Sociedades de Bolão de Mesa, a competição visa resgatar a cultura germânica e integrar as comunidades. A campeã da primeira etapa foi a Sociedade Sempre Alegre, de Linha da Serra, que participa da competição desde o ano passado.

A ABERTURA

A abertura do Torneio de Bolão de Mesa ocorreu na sede da Sociedade Orquídea, que recepcionou as demais Sociedades participantes ao som das tradicionais bandinhas. Logo em seguida, as Sociedades participaram do ato oficial de abertura, com entrega das bandeiras, os tradicionais três vivas e o juramento das jogadoras.

O presidente do Conselho Municipal de Desporto e diretor do Departamento de Cultura, Desporto e Turismo de Sinimbu, Félix Weis, ressaltou a presença das Sociedades frisando que este ano a competição conta com duas Sociedades a mais que na edição do ano passado e que isso mostra a importância da competição no sentido de resgatar a cultura germânica e integrar as comunidades. Já a secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo, Mariane Panke, destacou a integração entre as participantes das Sociedades, que aproveitam as etapas para conhecer novos lugares e fazer novas amizades.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, ressaltou a importância do Torneio, com relação a preservação da cultura. Ela disse ainda que é importante ver as participantes saindo de suas casas e fazendo algo diferente das atividades do dia a dia, sendo essas etapas um momento de lazer e distração.  O presidente da Câmara de Vereadores, Joel Fischer, o vereador Ruben Preuss, e as Soberanas de Sinimbu – rainha Lizene Vitalis e princesas Larissa Preuss e Carla Neitzke – também estiveram presentes no evento.

RESULTADO DA ETAPA

Após a solenidade de abertura, as Sociedades participantes iniciaram os jogos de bolão de mesa. No total, cada Sociedade pode contar com a participação de 12 jogadoras, sendo que a pontuação de cada uma delas foi somada para definir a Sociedade campeã da etapa. Além disso, a jogadora com maior pontuação em cada Sociedade também foi premiada, assim como a jogadora com maior pontuação entre todas as demais participantes (veja relação completa abaixo).

A Sociedade campeã da primeira etapa foi a Sociedade Sempre Alegre de Linha da Serra, que somou 202 pontos. Já a campeã geral entre todas as jogadoras foi Moni Martins, da Sociedade Integração da Escas, que fez 22 pontos e ganhou na hora do desempate com outra jogadora.

PRÓXIMA ETAPA

A próxima etapa da competição acontece no dia 22 de junho, na sede da Sociedade Flor do Moro, em Alto Rio Pequeno. Assim como ocorreu na primeira etapa, haverá ônibus para as Sociedades participantes. Os itinerários serão divulgados mais perto da data do evento.

Resultados da etapa – 18/05/2019 – Linha Almeida

- Sociedade Sempre Alegre da Linha da Serra: 202 pontos

Melhor jogadora da Sociedade: Delci Haag, com 20 pontos

- Associação Avante de Linha Cinco: 201 pontos

Melhor jogadora da Sociedade: Glaci Leopold, com 21 pontos

- Sociedade Orquídea de Linha Almeida: 200 pontos

Melhor jogadora da Sociedade: Carolina Back, com 19 pontos

- Sociedade Vale das Rosas de Linha Primavera: 196 pontos

Melhor jogadora da Sociedade: Eduarda Vargas, com 19 pontos

- Sociedade Flor do Moro de Alto Rio Pequeno: 192 pontos

Melhor jogadora da Sociedade: Marli Bechert, com 21 pontos

- Sociedade Centenário de Paredão São Pedro: 190 pontos

Melhor jogadora da Sociedade: Deoloca Back, com 22 pontos

- Sociedade Integração da Escas: 187 pontos

Melhor jogadora da Sociedade e campeã geral entre as jogadoras: Moni Martins, com 22 pontos

- Sociedade Nova Esperança de Bela Vista: 185 pontos

Melhor jogadora da Sociedade: Ilane Reuter, com 18 pontos

- Sociedade Fraternidade de Rio Pequeno: 176 pontos

Melhor jogadora da Sociedade: Elisa Backes, com 18 pontos

- Sociedade Sempre Unidas de Linha São João: 168 pontos

Melhor jogadora da Sociedade: Noeli Jackisch, com 18 pontos

Obs.: Veja mais fotos na Galeria de Imagens.

Abertura ocorreu com a presença de autoridades na sede da Sociedade Orquídea.

Torneio visa resgatar a tradição germânica no município.

Moni Martins foi a campeã geral entre as jogadoras, com 22 pontos.

A presidente da Sociedade Sempre Alegre recebeu o troféu pelo primeiro lugar na etapa, junto com a melhor jogadora da Sociedade.