Escolas recebem orientações sobre o Programa Crescer Saudável

Publicado 17/05/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Na manhã de hoje, dia 17, logo após a reunião sobre as ações do Programa Municipal de Educação Fiscal, os representantes das Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Fátima, Guararapes e Carlos Boettcher Filho receberam orientações sobre o Programa Crescer Saudável. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o município de Sinimbu aderiu ao programa em abril desse ano, sendo que o mesmo tem por objetivo a realização de ações junto o PSE – Programa Saúde na Escola.

Quem explicou para as escolas de Ensino Fundamental completo como funcionará o Crescer Saudável foi a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Juliana Stona. Ela explicou as ações podem ser realizadas e trabalhadas junto aos estudantes. Vale lembrar que as escolas multisseriadas já receberam essas orientações no mês passado.

SOBRE O PROGRAMA

O PSE, em sua concepção, reúne condições singulares de melhorar a saúde dos alunos e, consequentemente, o processo de ensino e de aprendizagem. O Decreto Presidencial nº 6286/07, que institui o programa, visa “contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde”. Já o Programa Crescer Saudável consiste em um conjunto de ações a serem desenvolvidas no âmbito do Programa Saúde na Escola, com o objetivo de contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil. As ações do Programa Crescer Saudável serão realizadas no âmbito do PSE, para as crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I (Anos Iniciais).

As ações que compõem o programa abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividade física, e ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade. As ações já estão sendo desenvolvidas nas escolas, sendo que acontecem de forma intersetorial, unindo o trabalho das Secretarias de Saúde e Educação.

Ações foram explicadas pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Juliana Stona.