Escolas municipais de Ensino Fundamental completo iniciam participação na Valorize Sinimbu, Peça Nota

Publicado 17/05/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo

Participação dos alunos acontecerá através do Programa Municipal de Educação Fiscal e a troca de notas por cautelas, que será realizada pelos próprios alunos.

Uma reunião na manhã de hoje, dia 17, reuniu os integrantes do Gefim – Grupo de Educação Fiscal Municipal –, representantes das escolas municipais de Ensino Fundamental completo, vereadores e coordenadores da campanha Valorize Sinimbu, Peça Nota. Durante o encontro, foi apresentado o Decreto nº 2.490 que regulamenta a participação dos alunos das escolas de Ensino Fundamental completo Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno; Guararapes, de Linha Almeida; Nossa Senhora de Fátima, de Pinhal Santo Antônio; e Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu; na campanha que premia consumidores. Além disso, foi apresentada também a premiação que os alunos envolvidos receberão através do Programa Municipal de Educação Fiscal.

Os convidados foram recepcionados pelo mascote da Educação Fiscal de Sinimbu, o Pig Fiscal. No início da reunião, a coordenadora geral do Gefim, Ani Vogt Staub, apresentou um breve histórico da educação fiscal no país e explicou a sua evolução com o passar dos anos. Em seguida, o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho, explanou sobre recursos públicos e como os mesmos são compostos, destacando a importância dos impostos arrecadados através da emissão da nota fiscal.

Ainda durante a reunião foi sugerida uma maior divulgação do programa Nota Fiscal Gaúcha, uma vez que a maioria das pessoas não inclui o CPF na nota na hora da compra, ou se inclui não é cadastrado no programa. Consequentemente, não concorre aos prêmios. Após, foi apresentada a forma com que os alunos das escolas envolvidas irão participar da campanha Valorize Sinimbu e também como funcionará essa primeira ação da Educação Fiscal.

COMO OS ALUNOS IRÃO PARTICIPAR

A primeira ação de Educação Fiscal nas escolas Ensino Fundamental completo funcionará da seguinte forma: os alunos irão intermediar a troca das notas para a campanha Valorize Sinimbu. A cada R$ 100 em notas (com CPF), o aluno receberá um cupom da promoção para ser entregue ao proprietário das notas.

Além disso, por intermediar essa troca de notas pelos cupons da Valorize Sinimbu, o aluno receberá ainda um cupom extra para cada R$ 100 em notas trocadas. Com esse cupom extra, o aluno estará participando de dois sorteios específicos da Educação Fiscal, que acontecem em junho e dezembro, cujos prêmios são diferentes da campanha Valorize Sinimbu.

Reunião com os integrantes do Gefim, representantes das escolas, vereadores e coordenadores da Valorize Sinimbu, definiu os detalhes da participação dos alunos.

Pig Fiscal esteve presente na reunião.