Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde é mais uma vez premiado

Publicado 02/05/2019 13:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Sinimbu foi destaque pelo terceiro ano consecutivo na Mostra de Experiências Exitosas.

Pelo terceiro ano seguido, os trabalhos executados pelos enfermeiros de Sinimbu é premiado durante a “Mostra de Experiências Exitosas”, realizada durante o 31º Congresso Cosems/RS – Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – entre os dias 22 e 25 de abril. Este ano, o trabalho intitulado “Gestação e nascimento em uma ESF rural: uma análise entre o real e o preconizado”, apresentado pelo enfermeiro Daniel Soares Tavares, ficou em 3° lugar na categoria Vigilância em Saúde.

O trabalho premiado concorreu contra outros doze, também oriundos de municípios do Rio Grande do Sul. A solenidade de premiação ocorreu na noite do dia 23 de abril, no município de Bento Gonçalves, sendo entregue um troféu pela secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, aos membros da Secretaria de Sinimbu.

O trabalho evidenciou, entre outros resultados, que ainda hoje se observam lacunas no cuidado pré-natal, apontando onde devem ser feitos investimentos para saná-los e que no município se observa a realização de um grande número de cirurgias cesarianas, com indicadores semelhantes ao do Brasil, porém superiores à média preconizada mundialmente. O trabalho premiado evidenciou ainda os resultados satisfatórios no que diz respeito ao número e qualidade das consultas realizadas e dos cuidados básicos e em tempo oportuno aos recém-nascidos.

MAIS DESTAQUE PARA SINIMBU

Ainda durante a “Mostra de Experiências Exitosas”, Sinimbu apresentou o trabalho “Universidade Somando Forças com a Atenção Básica do Município”, projeto elaborado pela assessora da Secretaria Municipal de Saúde, Sinara Dhiel. No projeto ela relatou a  atuação  dos universitários no município, com o Grupo de Acadêmicos da Medicina, Farmácia e Odontologia.

Outro trabalho também apresentado foi o da psicóloga Angélica Wilke: “A oficina de Adolescentes Imaginação”. No trabalho, a psicóloga faz um relato das oficinas realizadas nas escolas do município.

No Congresso também ocorreu a Mostra Aqui tem SUS, com estandes onde foram realizadas as PICS – Práticas Integrativas Complementares no SUS. Sinimbu teve uma participação na Mostra com a realização de auriculoterapia e a ginástica chinesa Liang Gong, práticas ministradas pelo enfermeiro Daniel Soares Tavares e Regina Luisa Jaeger, respectivamente. Conforme a Secretaria de Saúde de Sinimbu, o nome do município esteve em evidência pelas apresentações e realizações de trabalho durante o Congresso de Saúde.

Divulgação
Trabalho apresentado pelo enfermeiro Daniel Soares Tavares ficou em 3° lugar na categoria Vigilância em Saúde.

Divulgação
Assessora da Secretaria Municipal de Saúde, Sinara Dhiel apresentou o trabalho “Universidade Somando Forças com a Atenção Básica do Município”.