Inscrições abertas para quem deseja participar das oficinas do Sinimbu Mais Esporte e Inclusão

Publicado 17/04/2019 14:00
Atualizado 17/04/2019 17:09

Interessados em participar devem se inscrever até o dia 26 de abril, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo.

Já estão abertas as inscrições para as oficinas e atividades esportivas do Sinimbu Mais Esporte e Inclusão. O projeto, financiado pelo Pró-Esporte RS, está sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação Cultura e Turismo de Sinimbu.

Os interessados em participar deverão se inscrever até o dia 26 de abril, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo. Conforme o responsável pelo projeto, Lucas Hinterholz, o início das atividades está previsto para o dia 30 de abril. Veja abaixo as atividades disponíveis, dias em que irão ocorrer e a faixa etária de cada uma delas. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3708 1175, com Lucas.

ENTENDA

Sinimbu esteve entre os selecionados no primeiro Edital do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte, do Governo do Estado, ainda na gestão do governador José Ivo Sartori. Através desse edital, o município recebeu R$ 30 mil para o desenvolvimento do projeto Sinimbu Mais Esporte e Inclusão.
O projeto foi inscrito pelo Assessor de Projetos da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu, Lucas Hinterholz, que pretende mudar a realidade do município através do esporte. Através do projeto Sinimbu Mais Esporte e Inclusão, serão desenvolvidas práticas de esporte olímpico e paraolímpico nas modalidades basquete, vôlei, atletismo e tênis de mesa. “Não se trata só de inclusão, mas de igualdade de condições e permanência no esporte. Nós de Sinimbu temos algumas limitações financeiras e de acesso, mas nos valemos muitos destes editais, que fazem a diferença em nosso município e na realidade da nossa comunidade”, ressalta Lucas, que se pronunciou durante a entrega dos certificados em nome de todos os outros projetos contemplados, por ter conquistado o primeiro lugar na seleção.
A solenidade, com entrega de certificados, aconteceu no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, em Porto Alegre, dia 4 de dezembro de 2018, e contou com a presença do governador José Ivo Sartori, autoridades e desportistas. Por meio do edital nº 08/2018 da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (hoje, Secretaria de Esporte e Lazer), 15 projetos de Pessoas Físicas receberam R$ 30 mil cada, totalizando R$ 450 mil. Os projetos foram analisados pela Câmara Técnica do Pró-Esporte/RS e escolhidos entre 43 pré-selecionados dos 73 inscritos.
O Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte foi previsto por lei em 2012 e regulamentado por decreto em 2017, com projeção de orçamento para 2018 e 2019. O edital valorizou, com pontuação adicional, os projetos que envolvem atividades direcionadas a pessoas com deficiência, altas habilidades e/ou super dotação, fator que foi determinante no resultado. O Sinimbu Mais Esporte e Inclusão tem o apoio da Prefeitura Municipal de Sinimbu através da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, Escas e Emef Nossa Senhora da Glória.

Atividades do Sinimbu Mais Esporte e Inclusão

Terças-feiras:

- Tênis de Mesa para Idosos, das 10h às 12h, na Escas. Serão 10 vagas para o público a partir de 60 anos.

Quartas-feiras:

- Tênis de Mesa Infantil Juvenil, das 8h às 10h, na Escas. Serão 10 vagas para jovens com idade entre nove e 15 anos.

- Atletismo Infantil e Juvenil, das 10h às 12h, na Escas. Serão 10 vagas para jovens com idade entre nove e 15 anos.

- Tênis de Mesa Inclusivo*, das 13h às 15h, na Escas. Serão 10 vagas para jovens com idade a partir de nove anos.

- Atletismo Inclusivo*, das 15h às 17h, na Escas. Serão 20 vagas para jovens com idade a partir de nove anos.

- Corrida de Rua e Funcional, das 18h às 20h, na praça e na Escas. Serão 30 vagas para pessoas com idade a partir de 17 anos.

Sextas-feiras:

- Vôlei Masculino, das 13h às 15h, na escola Nossa Senhora da Glória. Serão 12 vagas para jovens com idade 13 e 16 anos.

- Vôlei Feminino, das 13h às 15h na escola Nossa Senhora da Glória. Serão 12 vagas para jovens com idade entre 13 e 16 anos.

- Basquete Masculino, das 15h às 17h, na escola Nossa Senhora da Glória. Serão 20 vagas para jovens com idade entre 13 e 16 anos.

* Inclusivo refere-se à PcD física, visão, audição e síndromes.

Obs.: As oficinas de nível Infantil e Juvenil são destinados à alunos do municípios.