Sinimbu adere ao Programa Crescer Saudável

Publicado 17/04/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

No dia 12 de abril, estiveram reunidos os professores das Escolas Multisseriadas do município de Sinimbu, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde, nutricionista e coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, para repassar orientações sobre a adesão ao Programa Crescer Saudável junto ao Programa Saúde na Escola (PSE), que vem sendo desenvolvido nas escolas desde 2017. Durante a reunião, foram repassadas sugestões de como as ações podem ser trabalhadas com os estudantes.

O PSE, em sua concepção, reúne condições singulares de melhorar a saúde dos alunos e, consequentemente, o processo de ensino e de aprendizagem. O Decreto Presidencial nº 6286/07, que institui o programa, visa “contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde”. Sinimbu aderiu ao novo ciclo do PSE, para o biênio 2019-2020.

O Programa Crescer Saudável consiste em um conjunto de ações a serem desenvolvidas no âmbito do Programa Saúde na Escola, com o objetivo de contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil. As ações do Programa Crescer Saudável serão realizadas no âmbito do PSE, para as crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I (Anos Iniciais).

As ações que compõem o programa abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividade física, e ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade. Esta é uma agenda coordenada pelo SUS onde prevalece a articulação intersetorial, primordialmente com a Educação, em função da complexidade dos determinantes da obesidade e da influência dos ambientes no seu desenvolvimento. A equipe destaca que as mesmas orientações serão repassadas às demais escolas do município em data a ser agendada.

Divulgação
Programa será desenvolvido junto ao Programa Saúde na Escola, integrando as Secretarias Municipais de Educação e Saúde.