Educação de Sinimbu realiza a 1ª edição do “Dia D”

Publicado 17/04/2019 00:00

Assim como em toda região, na última sexta-feira, dia 12, todas as escolas municipais e a estadual do município de Sinimbu também paralisaram as aulas para a realização do 1º “Dia D” a nível nacional. Cada escola desenvolveu as atividades no turno dos professores ou conforme acordado com a Secretaria Municipal de Educação, escolas municipais, estaduais e particulares, sendo que essa articulação ocorreu efetivamente em função da adequação dos calendários escolares. Somente os professores das escolas multisseriadas foram reunidos na Câmara de Vereadores, sob a coordenação da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Sinimbu.

O “Dia D” foi pensado para ser um momento de estudos e reflexões sobre a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – e o RCG – Referencial Curricular Gaúcho –, considerando as realidades vivenciadas por docentes e gestores. A prática da docência torna necessária a formação constante - um direito de todo (a) professor (a) que precisa ser garantido pelo Estado e, ao mesmo tempo, um dever de todo (a) professor(a) para que possa aperfeiçoar sua prática docente e se apropriar de novas possibilidades pedagógicas e tecnologias que possibilitam elevar a realização profissional e a qualidade do ensino, permitindo que novas práticas possam ser transformadoras da realidade.

As formações, para as quatro paradas do “Dia D”, que acontecerão ao longo do ano, estão sendo elaboradas em regime de colaboração entre a Secretaria Estadual de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação do Estado, o Sinepe/RS e a Universidade Estadual do Rio Grande do.  A equipe do ProBNCC considera imprescindível compreender a realidade das escolas e, para que possam ouvir, visualizar e conhecer melhor toda a diversidade de características, ninguém melhor do que os professores e os gestores  para responderem o Diagnóstico que foi liberado apenas às 17h do dia 11 de abril. Este diagnóstico foi estruturado em dois grupos formativos: gestores e professores, com questões distintas que irão auxiliar na compreensão da realidade escolar do Estado. Estes questionários estavam divididos em três (03) seções: Seção I – Identificação; Seção II – Conhecendo a Rede; e Seção III – Formação de Professores.

Juntamente com o diagnóstico foi liberado um desafio que abordava a Metodologia da PEDAGOGIA DE PROJETOS, do APRENDER FAZENDO, do DESIGN THINKING. A ideia deste Desafio do Dia D é colocar em prática o Design Thinking, utilizando esta metodologia para um trabalho em equipe multidisciplinar para propor uma forma de incluir nas práticas as competências gerais da Educação Básica. Organizado em cinco etapas – descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução – o desafio traz uma proposta para educadores e gestores conseguirem criar soluções criativas para as atividades de ensino e de aprendizagem por meio de um processo que envolve cocriação, ou seja, muita troca de ideias para chegar a um objetivo comum. Todas as orientações e respectivo material para a realização do “Dia D” foram liberadas nos sites: curriculo.educacao.rs.gov.br e pelo portal.educacao.rs.gov.br para acesso de todos os professores e gestores.

Saiba mais:

- A BNCC - Base Nacional Comum Curricular - é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica. Este documento foi construído a partir da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e Plano Nacional de Educação, cujos fundamentos pedagógicos consistem no desenvolvimento de competências e no compromisso da educação integral.
- O RCG - Referencial Curricular Gaúcho -, documento elaborado em regime colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME/RS) e o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), será o norteador dos currículos das escolas gaúchas a partir de 2019. As mudanças, que seguem as diretrizes da BNCC, valerão para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.  O RCG está estruturado em seis cadernos pedagógicos, que abrangem Educação Infantil; Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Ensino Religioso, cabendo aos municípios organizarem o seu currículo, levando em conta o território.

Professores se reuniram para participar das atividades a nível nacional.