Smect Sinimbu realizou o 2º Encontro de Assessoras Pedagógicas

Publicado 17/04/2019 00:00

Na manhã do dia 8 de abril, o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores foi espaço de formação, reflexão e troca de ideias para as assessoras pedagógicas do município. Uma formação reuniu as assessoras pedagógicas Elisângela Schoenherr, da Emei – Escola Municipal de Educação Infantil – Criança Feliz; Inês Wojahn, da Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Carlos Boettcher Filho; Claudia Antonia Bortoli, da Emef Guararapes; Vilma Ristow, Fátima Bohnen e Patrícia Willms, da Emef Nossa Senhora da Glória; e Eloci Maria Armani dos Santos, da Emef Nossa Senhora de Fátima.

Numa parceria da Secretaria Municipal de Educação e do Pufv - Programa A União faz a Vida – desenvolvido em parceria com a Sicredi, o 2º Encontro de Assessoras Pedagógicas foi organizado pela assessora pedagógica Patrícia Brum Pacheco, da Greta Consultoria, com a colaboração da coordenadora local do Programa, professora Anita Brandenburg. O objetivo foi analisar as dimensões das competências gerais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular – e articular com a metodologia de projetos; identificar estratégias pedagógicas que promovem o desenvolvimento da competência da cultura digital e comunicação; e compartilhar as experiências em movimento na escola sobre a prática dos projetos de aprendizagem.

Os encontros são norteados pela Metodologia da Sala de Aula Invertida, cuja ideia é que o professor/assessor pedagógico absorva o conteúdo através do meio virtual, usando a ferramenta da Google Sala de Aula, no grupo das assessoras municipais criado especificamente para o estudo prévio, e ao chegar no encontro presencial já conhecem o assunto a ser desenvolvido. Dessa forma, o momento presencial se torna o local de interação entre a assessora Patrícia e as assessoras pedagógicas das escolas, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo, por exemplo. Além das assessoras pedagógicas locais e as formadoras, o 2º Encontro de Assessoras Pedagógicas foi acompanhado também pela colaboradora  da cooperativa Sicredi de Sinimbu, Rejane Schaefer.

Divulgação
Formação foi realizada através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Programa A União faz a Vida, desenvolvido em parceria com a Sicredi.