Emef Glória é destaque na Região Sul em coleta de óleo saturado


Publicado 17/04/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M
Aline Haag

Escola ficou em primeiro lugar e foi premiada na última segunda-feira, durante uma programação especial no Parque da Expoagro.


Na tarde de segunda-feira, dia 15, data escolhido especialmente por ser o Dia Nacional da Conservação do Solo, a Afubra realizou um evento especial no Parque da Expoagro, para comemorar os 10 anos do Programa de Coleta de Óleo Saturado, desenvolvido pela entidade desde 2009, chegando a 1.018.894 litros de óleo coletados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Durante o evento, a Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental – Nossa Senhora da Glória foi premiada por ter sido a escola que mais recolheu óleo saturado na Região Sul do país no último ano.

O evento comemorativo reuniu um grande número de pessoas, entre autoridades, diretores e professores de escolas, representantes de entidades, instituições parceiras e imprensa. Sinimbu esteve muito bem representado com as duas escolas parceiras do Programa no município: a Emef Nossa Senhora da Glória, com a diretora Claisi Goetze Behling e a coordenadora do Verde é Vida professora Janete Beatriz Brandt, responsável pela coleta; e a Emef Carlos Boettcher Filho, com a professora Inês Wojahn, coordenadora do Projeto. Também participaram da solenidade a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo, Mariane Panke e a coordenadora municipal do Verde é Vida, Anita Brandenburg.

O vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, agradeceu às escolas e instituições parceiras, aos professores, diretores e alunos que participaram dessa caminhada, destacando que os resultados mais importantes destes 10 anos de trabalho são as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas com os jovens e suas comunidades que fizeram o recolhimento do óleo de forma consciente, preservando assim o meio ambiente. Dentro da programação a bióloga Lilian Zenker, assessora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, falou aos presentes sobre a importância da Educação Ambiental como instrumento de gestão e parte do currículo escolar.

Após as falas foi realizada a entrega dos certificados às escolas que conquistaram os três primeiros lugares no recolhimento de óleo nos 10 anos de Programa. Para surpresa e alegria dos representantes de Sinimbu no evento, a Emef Nossa Senhora da Glória ficou em 1º lugar dentre os participantes dos três estados da Região Sul do Brasil, com 21.851 litros de óleo recolhidos.

 Conforme a professora Janete, responsável pelo Projeto Verde é Vida, desde 2001, a Escola vem realizando projetos ambientais em parceria com a Afubra. “Em 2009, quando lançado o Projeto do óleo saturado, abraçamos mais esta causa, em favor do meio ambiente, acreditando ser mais uma maneira de educar e formar cidadãos cuidadores do local onde vivem”, enfatiza ela.

Ao longo dos anos a Escola tornou-se referência no município como ponto de coleta (gordura saturada). “Destinar corretamente a gordura saturada já é um hábito para nossas famílias, proprietários de restaurantes e padarias. Tal resultado só foi possível devido à cooperação e engajamento de muitas pessoas defensoras das causas ambientais, destaca a professora, realizada com a conquista do 1º lugar”, completa a professora. Durante a tarde os presentes também visitaram a Usina de Biodiesel para conhecer o processo de transformação do óleo saturado em biodiesel; participaram de um coquetel de confraternização; e foram entregues os cheques referentes à coleta de óleo do ano de 2018 para as escolas parceiras.

O PROGRAMA

Por meio de parceria com escolas e instituições dos três Estados do Sul do Brasil, o Programa recolhe o óleo saturado e o transforma em biodiesel. Em contrapartida, os parceiros recebem R$ 0,50 por litro coletado, cujo valor, ao fim de cada ano, pode ser trocado por mercadorias nas lojas da Agro-Comercial Afubra.

A escola ou instituição parceira recolhe o óleo, filtra e acondiciona em garrafas pet. Após, avisa a filial da Afubra da sua região, que faz a coleta, e envia para a Usina de Biodiesel da Afubra, localizada no Parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo/RS. Lá, o óleo é reciclado e convertido em biodiesel.

De um litro de óleo é possível converter 90%, ou seja, 90% de todo o óleo coletado é convertido em biodiesel. O biodiesel é usado nos veículos da Afubra. No processo de reciclagem, os resíduos (farinhas e restos que ficam dentro do óleo) são destinados para uma empresa especializada e licenciada, que os transforma em matéria prima para rações.

Já as garrafas PET são doadas para a Cooperativa de Catadores de Rio Pardo. Ou seja, desde a coleta do óleo nas residências, até o fim do processo, tudo conta com um destino correto, contribuindo com a diminuição dos impactos ambientais.

 

Classificação das escolas nos 10 anos do Programa:

1º - Escola Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu/RS, 21.851 litros

2º - Colégio Nossa Senhora Medianeira, de Candelária/RS, 20.695 litros

3º - Escolinha de Futebol Núcleo dos Colorados (NCA), de Arambaré/RS, 16.301 litros

4º - Escola Bruno Heidrich, de Mirim Doce/SC, 14.679 litros

5º - Associação Diocesana de Santa Cruz (Asdisc), de Santa Cruz do Sul/RS, 14.080 litros

6º - Escola São Francisco, de Luzerna/SC, 13.689 litros

7º - Escola Nossa Senhora Medianeira, de Cachoeira do Sul/RS, 10.838 litros

8º - Escola Modelo Ella Kurth, de Rio do Sul/SC, 10.028 litros

9º - Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Joaçaba/SC, 9.552 litros

10º - Escola Marciano de Carvalho, de Piên/PR, 7.484 litros

 

Números de 2018:

Municípios RS: 52 municípios e 363 escolas

Municípios SC: 45 municípios e 175 escolas

Municípios PR: 12 municípios e 55 escolas

Total de Óleo Coletado 2018: 171.984 litros recolhidos

Divulgação
Premiação foi entregue para as representantes da escola e da Secretaria Municipal de Educação, pela coleta de mais de 20 mil litros de óleo.
Premiação foi entregue para as representantes da escola e da Secretaria Municipal de Educação, pela coleta de mais de 20 mil litros de óleo.