Reunião detalha o andamento do projeto de construção das PCHs

Publicado 21/03/2019 00:00
Atualizado 21/03/2019 16:18
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento

Prefeitos da região estiveram participando de uma reunião com os representantes da empresa responsável pelo empreendimento.

Na noite de terça-feira, dia 19, prefeitos da região estiveram reunidos no restaurante Casarão Serrano, em Pinhal Santo Antônio, com o objetivo de conhecer o atual andamento do projeto que prevê a instalação de PCHs – Pequenas Centrais Hidrelétricas – na região. Na oportunidade, prefeitos  e representantes dos gestores dos municípios interessados no assunto, conversaram com o sócio e diretor jurídico da empresa Três Fronteiras, Luiz Fernando Faller, e o engenheiro ambiental, Rangel Ghisleni.

A reunião foi intermediada pelo Comandante Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio Pardo, coronel Valmir José dos Reis, e pelo Delegado do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado, Edilson da Silva Teles. Estiveram presentes a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes; prefeito de Herveiras, Roberto Bringmann; prefeito de Barros Cassal, Adão Camargo; prefeito de Gramado Xavier, Claucir Maffi; Prefeito de Passa Sete, Bertino Rech; e o Prefeito de Lagoão, Cirano de Camargo; além dos representantes do prefeito de Candelária e o presidente da Aturvarp e gerente adjunto da Emater, Carlos Corrêa da Rosa.

Durante o reunião, Luiz Fernando explicou de forma rápida o que são PCHs e de que forma elas são construídas. O representante da empresa salientou que o projeto prevê a construção de oito PCHs ao longo do rio Pardo, no trajeto entre Barros Cassal e Passa Sete, e que dessas oito, quatro foram reclassificadas para CGHs – usinas com potência abaixo de 5 mil quilowatt-hora.

O diretor jurídico da Três Fronteiras também falou sobre questões de segurança das usinas de pequeno porte e explicou que a construção das mesmas, além de gerar energia e serem totalmente seguras, irá reduzir o risco de alagamentos ao longo do rio Pardo. Luiz Fernando também falou da aprovação dos projetos das oito usinas junto a Agência Nacional de Energia Elétrica e disse que as PCHs do rio Pardo estão entre os 92 projetos do Estado com 100% de viabilidade de serem implantadas.

FASE ATUAL

Com o auxílio do engenheiro ambiental Rangel Ghisleni, Luiz Fernando detalhou a fase atual do projeto de implantação das PCHs. Rangel disse que quando iniciou o trabalho de licenciamento dos projetos, a Fepam não possuía diretrizes que pudessem conduzir de forma padrão os projetos dessa natureza. Porém, segundo Rangel, desde 2017 existe um termo de referência com o passo a passo que deve ser seguido.

Conforme Rangel, a primeira documentação está em fase final de elaboração e aprovação junto a Fepam. Após essa aprovação dos termos de referência, devem acontecer audiências públicas nas localidades, para então de fato iniciar as obras. O diretor jurídico da Três Fronteiras completou dizendo que a expectativa é de que isso aconteça num futuro próximo.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSUNTO

Após a apresentação das informações pelos representantes da Três Fronteiras, o coronel Valmir José dos Reis fez uso da palavra e destacou a importância do empreendimento para a região do Pinhal, bem como para os demais municípios envolvidos. Ele frisou que além de gerar emprego e renda, as PHCs trarão retorno turístico para a região, significando desenvolvimento.

A prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, disse que a comunidade espera que as PCHs sejam construídas e que ouvir da empresa o andamento do projeto, significa poder acompanhar o mesmo e informar a comunidade sobre o assunto. “É um projeto de grande importância tanto para a geração de energia, como para a economia de Sinimbu e os demais municípios, que serão beneficiados com os recursos gerados por este empreendimento” concluiu Sandra.

Construção das PCHs foi debatida em reunião realizada da terça-feira, dia 19.