Criadores de ovelhas devem realizar tratamento contra piolheira


Publicado 20/03/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M
Aline Haag

Tratamento anual do rebanho de ovinos deve ser feito até o final deste mês e o comprovante deve ser apresentado na Secretaria de Agricultura de Sinimbu.


A Inspetoria Veterinária junto com a Secretaria de Agricultura de Sinimbu está lembrando os criadores de ovelha do município que termina no final deste mês o prazo para o Tratamento Profilático Anual e Obrigatório da Piolheira Ovina no Estado. O tratamento deve ser feito em todas as ovelhas e as notas fiscais da compra da medicação devem ser apresentadas na Secretaria de Agricultura.

A piolheira ovina é a infestação das ovelhas por piolhos, cuja notificação da Inspetoria Veterinária é obrigatória por parte do criador de ovelhas quando ocorrer o caso ou ouver suspeita. A Secretaria de Agricultura lembra que devem ser utilizados apenas produtos piolhicidas registrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que tenham em sua bula especificações para ovinos, contendo a quantidade de produto que de ser utilizada para a espécie. Outra recomendação é de que os produtos devem ser a base de piretróides, organofosforados ou piretróides + organofosforados nas formas de banho, pulverização ou pour on.

A apresentação da nota fiscal da compra dos medicamentos na Secretaria de Agricultura é obrigatória para comprovar o tratamento. Quem não realizar o mesmo dentro do prazo, pode ser multado.

CADASTRO DE ANIMAIS

Além do tratamento contra a piolheira, os criadores de animais do município devem ficar atentos ao prazo para o cadastro dos animais. A Declaração Anual de Rebanho, por exemplo, já está em andamento e deve ser feita na Secretaria de Agricultura até o final do mês de abril.

OUTRAS VACINAS E COMPROMISSOS SANITÁRIOS

Já no mês de maio acontece a primeira etapa da vacinação contra a Febre Aftosa. Nessa etapa, todos os bovinos e búfalos devem ser imunizados. Já no mês de novembro, na segunda etapa, somente os bovinos e búfalos menores de 24 meses devem receber a vacina.

Já a vacinação contra a Brucelose deve ser feita em todas as fêmeas de bovinos com idade entre três e oito meses. Com relação a Raiva, a Secretaria de Agricultura lembra que vacinação de bovinos e equinos deve ser feita em todos os animais, uma vez por ano, evitando assim a contaminação e o avanço da doença. Vale lembrar que já existe um caso da doença registrado na região, no município de Vale do Sol.

Com relação a Guia de Trânsito Animal, a Inspetoria Veterinária e a Secretaria de Agricultura lembram que o documento oficial é obrigatório em todo o território nacional, sempre que houver o transporte de animais. A Guia pode ser emitida nos postos da Inspetoria Veterinária e não tem custo.

Divulgação
Tratamento Profilático Anual e Obrigatório da Piolheira Ovina é obrigatório.
Tratamento Profilático Anual e Obrigatório da Piolheira Ovina é obrigatório.