Plantio de soja avança na região serrana do município


Publicado 14/03/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M
Aline Haag

O tabaco continua sendo a principal fonte de renda dos agricultores em Sinimbu, porém outras atividades rurais também já estão se destacando. O plantio de soja, por exemplo, é uma das culturas que está avançando, principalmente na região serrana do município. Na tarde de segunda-feira, dia 11, a prefeita Sandra Backes e o assessor da Secretaria de Agricultura, César Zitzke, estiveram na Linha Carvalho e na Barra de Ferro, em propriedades onde a cultura tomou grandes proporções e está se destacando.

Conforme dados da Secretaria de Agricultura de Sinimbu, no ano passado Sinimbu produziu cerca de 1.250.000 quilos de soja, somando a produção da região serrana e também na parte baixa do município. Isso equivale a cerca de 418 hectares cultivados. Em 2015, por exemplo, a produção não passou de 120 mil quilos, sendo cultivados apenas 39 hectares em todo município.

Na segunda-feira, a prefeita Sandra e o assessor da Secretaria de Agricultura estiveram nas propriedades do produtor de soja Eugênio Jappe. Durante o encontro, a prefeita Sandra elogiou o trabalho da família e agradeceu por investirem também em Sinimbu, frisando a importância econômica da agricultura para o município. Sandra também se disse surpresa com o tamanho da produção da família, levando em consideração que a família do produtor possui vários blocos de produtor com inscrição em Sinimbu, o que representa um retorno significativo ao município.

Conforme a família Jappe, que também cultiva tabaco e possui criação de gado, a estimativa é colher 10 mil sacos de soja este ano. Desse total, 8,5 mil sacos devem ser colhidos somente nas lavouras cultivadas em Sinimbu. César salienta que a estimativa da Secretaria de Agricultura é de que na atual safra 2018/2019 de soja, o município tenha cerca de 1 mil hectares cultivados do grão, o que representa um aumento de mais de 100% na área cultivada. “Está valendo o esforço que a Administração Municipal teve no início de 2017, quando realizou ações de conscientização com os produtores, reforçando que o produto cultivado dentro do município, precisa ser comercializado com nota fiscal para dar retorno aos cofres públicos. Retorno esse que se converte em investimentos nas mais diversas áreas”, finaliza a prefeita.

Aline Haag
Sandra conheceu as lavouras de Jappe na Linha Carvalho.
Sandra conheceu as lavouras de Jappe na Linha Carvalho.

Aline Haag
Eugênio Jappe também mostrou as lavouras na Barra de Ferro.
Eugênio Jappe também mostrou as lavouras na Barra de Ferro.