FPM e metas da Educação são pauta da prefeita Sandra na CNM

Publicado 27/02/2019 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo

A Prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, e o secretário de Administração e de Finanças e Planejamento, Carlos Backes Filho, estão em Brasília tratando de assuntos de interesse do município e buscando recursos para Sinimbu. Na CNM - Confederação Nacional dos Municípios - a prefeita Sandra, acompanhada do secretário de Administração, esteve reunida com a equipe técnica para discutir o índice do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. Segundo a prefeita, a audiência foi para externar sua preocupação com a queda para Sinimbu no índice do FPM, após o senso de 2020.

A prefeita solicitou uma interferência no sentido de que uma possível queda não seja de 0.8 para 0.6, e sim que se criem faixas intermediárias para não ter tão acentuada perca de recursos. Na ótica da prefeita, a estimativa de julho de 2018 foi de apenas seis pessoas a menos para atingir o índice. No entanto, a estimativa de perda de recursos para o município era superior à R$ 2 milhões por ano. “Algo desproporcional e injusto para nosso município”, finaliza a prefeita.

Na área técnica da Educação, a prefeita Sandra também levou suas reivindicações. Fez alguns comparativos entre o piso do magistério x plano de carreira. Também alertou e solicitou interferência do movimento municipalista na definição do Novo Fundeb, pois municípios como Sinimbu gastam os 100% do Fundeb somente na folha de pagamento dos professores e ainda à complementam com recursos próprios.

Outra reinvindicação da prefeita é de que seja feita uma revisão urgente nos programas federais da Educação como o PNATE (transporte escolar) e PNAE (Merenda escolar), pois os repasses estão muito defasados e não cobrem os custos dos municípios. A prefeita Sandra também manifestou sua preocupação com relação ao município não conseguir atender as exigências de colocar na escola as crianças de 0 a 3 anos ate 2024. “É praticamente impossível cumprir essa meta, pois nosso município tem uma área territorial em 85% rural e as distâncias percorridas até a escola se tornam inviáveis. As nossas reivindicações e sugestões foram acolhidas e farão parte das discussões de grupos de trabalho do movimento municipalista e devem fazer parte da pauta na próxima Marcha dos Prefeitos”, finaliza a prefeita Sandra.

Divulgação
Reivindicações e sugestões foram entregues para a CNM e devem fazer parte da pauta da próxima edição da Marcha dos Prefeitos.