Escolas participam de formação sobre cooperativas escolares

Publicado 21/02/2019 00:00

Capacitação ocorreu na semana passada através do Programa União Faz a Vida, desenvolvido em parceria com a Sicredi.

Professores, equipes diretivas, estagiários, funcionários e secretários das Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Carlos Boettcher Filho e Guararapes participaram na sexta-feira, dia 15, de uma formação sobre cooperativas escolares. A capacitação foi realizada na Câmara de Vereadores através do PUFV – Programa União Faz a Vida – desenvolvido nas escolas municipais de Sinimbu em parceria com a cooperativa Sicredi.

Os participantes foram recebidos na Câmara de Vereadores de Sinimbu, com uma saudação especial da secretária municipal de Educação, Mariane Panke. Em seguida, com o tema Cooperativas Escolares, uma possibilidade de promover a educação cooperativa, a formação foi realizada por Patrícia Brum Pacheco, que contou com o auxílio da assessora de programas sociais da Sicredi, Fabiana Bartholomay; o gerente da Sicredi de Sinimbu, Valmei Folmer; e a coordenadora local do PUFV, Anita Brandenburg. O objetivo da formação foi analisar os conceitos de educação integral e cooperativa; compreender pedagogias ativas como estratégias de efetivação da educação cooperativa; e conhecer as práticas pedagógicas do modelo de cooperativas escolares do Rio Grande do Sul.

Ao longo do ano, professores e alunos da Emef Carlos Boettcher Filho  passarão por mais formações, tendo em vista que em outubro ocorrerá a efetivação da cooperativa escolar no educandário. Essa será a segunda cooperativa escolar do município, sendo que a primeira e pioneira da região, a cooperativa Brotando da Terra, funciona junto a Emef Guararapes, tendo como professora orientadora, a diretora Lilian Carvalho.

Formação reuniu professores, equipes diretivas, estagiários, funcionários e secretários das Emefs Carlos Boettcher Filho e Guararapes.