Formações marcam o início do ano letivo em Sinimbu

Publicado 06/02/2019 23:00

Equipe da Emei Criança Feliz e assessores pedagógicos das escolas municipais já participaram de atividades através do Programa União Faz a Vida.

Em Sinimbu, o ano letivo já começou. Isso porque, professores, equipes diretivas, funcionários e estagiários/monitores já estão recebendo formações e organizando os espaços nas escolas para receber os alunos, que retornam no próximo dia 18. Nos últimos dias, duas formações foram realizadas através do PUFV – Programa União Faz a Vida – desenvolvido em parceria com a Sicredi.

Na sexta-feira, dia 1º, ocorreu a formação com a equipe da Emei – Escola Municipal de Educação Infantil – Criança Feliz. No início da manhã, equipe diretiva, professores, funcionários e estagiários/monitores foram recepcionados pela equipe da Smect - Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo. Durante a sua fala, a secretária de Educação Mariane Panke contou a história Um Por Todos e Todos Por Um, enfatizando a importância do trabalho conjunto e que todos podem contribuir de alguma forma.

A equipe diretiva da Emei - formada pela diretora Marli Buboltz, vice Fernanda Gobi e assessora pedagógica Elisangela Schoenherr - também se apresentou e saudou o restante da equipe para o início do ano letivo. Também estiveram presentes as coordenadoras pedagógicas da Smect, Ani Staub e Anita Brandenburg, e o professor Lucas Hinterholz, que brindou a todos com diversas músicas.

Em seguida, através do PUFV, a professora Simoni Helf trabalhou o tema A Essência do Educador como Transformador. Ao longo do dia, Simoni destacou que o professor deve trabalhar com materiais não estruturados, valorizando elementos da natureza. Ela também mostrou como transformar o cotidiano da sala de aula, sem a necessidade de brinquedos prontos.

A outra formação realizada nos últimos dias ocorreu na terça-feira, dia 5. Durante a manhã, as assessoras pedagógicas das escolas municipais estiveram reunidas para iniciar o ciclo de formação do PUFV. Coordenadas pela formadora Patrícia Brum Pacheco, o ciclo tem por objetivo contribuir para a efetivação do currículo escolas por competências.

Ao longo do ano, outros três encontros ainda serão realizados, com temáticas específicas. No encontro de terça-feira, a formadora Patrícia tratou sobre Como desenvolver competências na prática.

Vale lembrar que em Sinimbu, o PUFV conta com a coordenação local da professora Anita Brandenburg. Participam desse ciclo de formação das escolas municipais as assessoras pedagógicas das Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Nossa Senhora da Glória: Fátima Teresinha Wink Bohnen, Patrícia Willms e Vilma Leoni Ristow; Nossa Senhora de Fátima: Eloci Maria Armani dos Santos; Guararapes: Cláudia Antônia Bortoli; Carlos Boettcher Filho: Inês Wojahn; e da Emei Criança Feliz: Elisangela Schoenherr.

MAIS ATIVIDADES

Além das atividades já realizadas, o início do ano letivo segue com intensa programação esse mês. Amanhã, dia 8, ocorre a prova do Processo Seletivo para a contratação de estagiários/monitores na área da Educação.

Na próxima semana, dias 11, 12 e 13 de fevereiro, todos os professores das Emefs deverão participar das reuniões de planejamento do ano letivo em suas escolas. No dia 14, quinta-feira, a Secretaria de Educação promove uma formação para os professores, equipes diretivas, funcionários e secretários das Escolas de Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde, na Câmara de Vereadores.

A preparação do ano letivo segue no dia 15 com uma formação para os professores, equipes diretivas, funcionários e secretários das escolas Carlos Boettcher Filho e Guararapes, com o tema Cooperativas Escolares. A formação contará com o apoio do PUFV – Sicredi.

Ainda de acordo com a equipe da Secretaria, no final do mês, dia 27, o município participará do Encontro de Coordenadores Locais do PUFV do Vale do Rio Pardo. Já no dia 28, Sinimbu também estará presente no Encontro Regional de Cooperativas Escolares.

Assessoras pedagógicas das escolas municipais deram início ao ciclo de formação do PUFV.

Equipe da Emei Criança Feliz foi recebida com formação na sexta-feira, dia 1º.