Crianças de seis meses até cinco anos devem receber suplementação de Vitamina A


Publicado 08/01/2019 23:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag

A Secretaria de Saúde de Sinimbu está convocando os pais/responsáveis pelas crianças de seis a 59 meses de idade para que as levem até a Unidade Básica de Saúde Central, para receber a suplementação de Vitamina A. Segundo a nutricionista Daniela Kronbauer, coordenadora do Programa Vitamina A Mais, a suplementação tem o intuito de melhorar o estado nutricional de crianças com maior risco de deficiência de vitamina A.

Conforme Daniela, são administradas megadoses de vitamina A (a cada seis meses até a criança completar cinco anos) para prevenir a hipovitaminose e reduzir o risco de doenças e mortalidade na infância. “A Vitamina A é importante para o bom funcionamento da visão, fortalece o sistema imunológico e mantém pele, unhas e cabelos saudáveis. Ela está em alimentos como leite materno, leite integral, fígado, ovo, frutas e legumes amarelo alaranjadas (cenoura, abóbora, mamão, manga) e também em verduras verde-escuras (couve, agrião, rúcula, espinafre, brócolis)”, completa a nutricionista.

A suplementação é realizada na sala de vacinas da Unidade Básica de Saúde Central. Vale lembrar que as crianças que já recebem algum polivitamínico que contenha vitamina A não devem ser suplementadas, pois ocorre o risco de excesso de vitamina (hipervitaminose A).

Divulgação
Suplementação deve ser feita no Posto de Saúde Central.
Suplementação deve ser feita no Posto de Saúde Central.