Campanha de recolhimento de lixo eletrônico é um sucesso

Publicado 13/11/2018 23:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

A Prefeitura de Sinimbu, através da Secretaria de Obras e Departamento de Meio Ambiente, desenvolveu a Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico. A mesma foi realizada desde o dia 31 de outubro e se encerra hoje, dia 14, junto a Secretaria de Obras. Diversos tipos de eletrônicos foram coletados. Entre os materiais recolhidos estão TVs de tubo, Led e LCD, Impressoras, scanners, notebook, mouse, computadores, monitores, teclados, secadores de cabelo, micro-ondas, ferro elétrico, forno elétrico, liquidificador, torradeira, ventiladores, batedeiras, celulares e telefones em geral.

A preocupação da Prefeitura, com o recolhimento deste tipo de lixo, se deve principalmente ao seu potencial poluidor, já que estes equipamentos são fabricados com metais pesados altamente tóxicos, que em contato com o solo contaminam as águas subterrâneas e se queimados poluem o ar e podem causar doenças graves. “Esta é uma campanha inovadora que demonstra a seriedade com que a Prefeitura vem tratando a questão ambiental no Município, principalmente porque os eletroeletrônicos se tornam rapidamente obsoletos com o constante avanço tecnológico do mundo moderno, de modo que estes materiais vão se acumulando nas residências, ou por estarem estragados, ou mesmo com a tecnologia ultrapassada, de modo que a destinação para uma empresa especializada em reciclagem é extremamente importante para evitar a contaminação dos recursos naturais com esse lixo altamente poluente”, detalha uma das responsáveis pela campanha, Fabiane Knod.

Os resíduos eletrônicos coletados foram destinados para o reaproveitamento e reciclagem, junto a uma empresa devidamente licenciada para este fim.  Esta é uma ação que propõe alternativas de tratamento para este tipo de lixo, tanto do ponto de vista ambiental quanto do social. “Foram arrecadadas toneladas de eletrônicos, o que demonstra a conscientização da população. O nosso muito obrigado a todos que colaboraram com essa campanha, o meio ambiente agradece”, finaliza Fabiane.

Divulgação
Material recolhido está tendo um destino correto para não poluir o meio ambiente.