Experiências de conservação do solo e da água são apresentadas em Sinimbu

Publicado 13/11/2018 23:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M

Com o objetivo de debater o uso sustentável do Solo e da Água no âmbito regional e apresentar ações propositivas e estratégicas que atendam as demandas e desafios futuros, foi realizado na manhã da sexta-feira (09/11), na Câmara de Vereadores de Sinimbu, o Segundo Fórum Regional de Uso Sustentável do Solo e da Água. O evento contou com a participação de cerca de 90 pessoas, entre agricultores, comunidade local e regional, extensionistas da Emater/RS-Ascar, alunos da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) e representantes de entidades como Afubra, prefeituras, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), indústrias fumageiras, sindicatos dos Técnicos Agrícolas e dos Trabalhadores Rurais e as empresas Ceretta Sementes, Santa Helena Sementes e Semeali Sementes.

Na programação constou a apresentação das ações desenvolvidas nos municípios de Sinimbu, Sobradinho, Vera Cruz e Barra do Rio Azul na área de solos e água. O município anfitrião relatou as ações em conservação do solo, contempladas no Programa Municipal de Uso Sustentável de Solo e Água em Sinimbu (Lei 1621/2017) e que foram apresentadas pelo assessor da Secretaria de Agricultura, César Zitzke. Em seguida, o engenheiro agrônomo, Luiz Eduardo Vinhas, e o produtor rural e proprietário da empresa Ceretta Sementes, Tarcísio Cereta, do município de Sobradinho, falaram sobre Sistema de Plantio Direto e terraceamento.

Na continuação das atividades, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, César da Rosa, apresentou as ações planejadas e já realizadas através do Programa Estadual de Conservação do Solo e Água. Posteriormente, o extensionista da Emater/RS-Ascar, Jair Francisco Zorzanello, falou sobre o Programa Municipal de Conservação do Solo, Água e Meio Ambiente desenvolvido no município de Barra do Rio Azul, o qual foi o terceiro colocado de Melhor Projeto na categoria Meio Ambiente, do Segundo Prêmio de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Famurs.

Ainda na manhã da sexta-feira, o doutor em Química e professor da Unisc, Adilson Ben da Costa, explanou sobre “conservação de nascentes e índice de qualidade da água”, e a extensionista Social da Emater/RS-Ascar e engenheira ambiental, Paula Sabrina Mallmann, apresentou as ações previstas pelo Programa Berço das Águas (Lei 1711/2018) e as ações já realizadas por meio do Programa em Sinimbu. Finalizando as atividades, o secretário do Meio Ambiente, Gilson Becker, falou sobre o Programa Protetor das Águas desenvolvido no município de Vera Cruz.

Segundo Paula o evento foi avaliado de forma positiva pelo público presente. “Foi uma manhã bastante rica. As apresentações abordaram questões de suma importância sobre o uso do solo e da água, temas do evento. Foi uma oportunidade para socialização de ações já realizadas nessa área”, avaliou. Ainda segundo ela, a organização do Fórum, juntamente com as entidades presentes, concordou que uma manhã é um tempo muito curto para a discussão de um tema de tão grande importância, provocando nos participantes a reflexão, aprendizagem e conhecimento sobre as ações que ocorrem na região. “Com certeza, a riqueza das informações socializadas será útil para o aperfeiçoamento das práticas que já estão ocorrendo nos municípios da região e para construção de novas políticas públicas municipais”, frisou a extensionista.

A terceira edição do Fórum prevê novidades. “O evento está construindo sua identidade gradativamente e está de portas abertas para contribuições construtivas. Empreender esforços no sentido de preservar o solo e a água promove maior sustentabilidade na agricultura local, qualidade de vida para as famílias usuárias e menor impacto nos recursos ambientais”, destaca Paula.

O assessor da Secretaria de Agricultura de Sinimbu, César Ziztke, completa dizendo que a próxima edição do Fórum já está sendo estruturado, bem como estão sendo definidos os seus destaques. “Queremos trazer para o evento, as políticas públicas que estão dando certo no Estado e mostrar isso para os nossos agricultores. A presença dos nossos produtores rurais é fundamental nesses eventos”, finaliza Cézar. O Fórum Regional de Uso Sustentável do Solo e da Água foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Sinimbu.

Texto: Jornalista Carina Venzo Cavalheiro (Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade) e Jornalista Aline Haag (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sinimbu)

Divulgação/Fabiane Knod
2º Fórum Regional de Uso Sustentável do Solo e da Água foi realizado na sexta-feira, dia 9.