ESF de Pinhal Santo Antônio conta com Auriculoterapia


Publicado 09/10/2018 00:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social
Aline Haag

Técnica oriental trata diversos problemas de saúde. Comunidade pode se informar na ESF.


A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu implantou mais uma PICS – Prática Integrativa Complementar no SUS – na ESF – Estratégias de Saúde da Família – de Pinhal Santo Antônio. A partir de agora a comunidade da região serrana do município atendida pela ESF já pode contar com a Auriculoterapia.

A técnica oriental de tratamento se baseia nos princípios da medicina tradicional chinesa (MTC). Segundo esses conceitos, o pavilhão auricular possui um microssistema, no qual apresenta todo o corpo humano em pontos específicos da orelha. A rica inervação desta região conecta-o ao Sistema Nervoso Central e faz com que estímulos na orelha resultem em reações nos órgãos e sistemas do corpo. Além disso, seis canais de energia passam pelo pavilhão auricular, portanto, o estímulo desses canais é refletido nos órgãos e sistemas a que se relaciona.

A Auriculoterapia pode auxiliar o tratamento de  inúmeros problemas de caráter emocional (insônia, depressão, ansiedade) e também físicos como dores em geral, problemas no sistema digestório, respiratório, muscular, cardiovascular. Está comprovado sua eficácia nos seguintes tratamentos: ansiedade, depressão, stress; tabagismo, alcoolismo, drogas; emagrecimento; alergias; tendinites (LER); dores de coluna vertebral, dores articulares; dores de cabeça, enxaquecas; hipertensão; TPM; cólicas menstruais e irregularidades menstruais; fertilidade; desordens de ATM; distúrbios digestivos; e zumbido, labirintite, vertigem;

Conforme a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, a Auriculoterapia será feita nas segundas-feiras na ESF de Pinhal e já pode ser agendada pelos agentes de saúde ou pelo telefone (51) 997018826. “O profissional habilitado é o enfermeiro Márcio Flávio Barbosa da Silva que terminou esta especialização e vai aplicar esta terapia na população de Pinhal Santo Antônio e na abrangência da ESF”, detalha. “O município está  investindo em seus profissionais para poder atender cada vez melhor a população e com um a preocupação muito grande com a prevenção da saúde”, finaliza Sinara.

Divulgação
Auriculoterapia é feita sempre nas segundas-feiras.
Auriculoterapia é feita sempre nas segundas-feiras.