Sinimbu inicia coleta seletiva do lixo em outubro

Publicado 19/09/2018 00:00
Atualizado 19/09/2018 13:52
Gabinete do Prefeito,Secretaria da Administração,Secretaria de Finanças e Planejamento,Secretaria de Obras e Trânsito Municipal,Secretaria de Educação, Cultura e Turismo,Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e M,Secretaria da Saúde e Bem Estar Social

Novos roteiros estão sendo organizados e serão realizados a partir do dia 1º. Comunidade deverá separar o lixo nos dias em que haverá a coleta seletiva.

Pensando em melhorar a qualidade do serviço prestado e também na preservação do meio ambiente, Sinimbu fará ajustes na coleta de lixo do município. A partir do mês de outubro, novos roteiros de coleta serão realizados e a comunidade deverá separar o lixo, pois o município contará com a coleta seletiva. A implantação dos roteiros de coleta está em fase de teste e algumas alterações poderão ser feitas.

O trabalho de ajuste na coleta do lixo do município, bem como implantação da coleta seletiva, está sendo feito pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente. As alterações no roteiro estão levando em consideração solicitação da comunidade e também o objetivo de conscientizar a comunidade sobre os materiais que podem ser reciclados e devem ser separados do lixo orgânico.

Conforme a equipe do Departamento, o novo roteiro de coleta (veja abaixo) será realizado a partir do dia 1 de outubro. Ao longo de todo o mês, a coleta de lixo estará sob análise. Caso seja necessária mais alguma alteração, um novo roteiro poderá ser divulgado para o mês de novembro.

Vale lembrar que materiais como lixo eletrônico (televisões, rádios e computadores), pilhas e baterias, não podem ser descartados junto com o lixo convencional. O Departamento de Meio Ambiente lembra que o município já está analisando uma forma para possibilitar o recolhimento adequado desses materiais. Quem tiver dúvidas sobre a coleta de lixo, pode entrar em contato com a Prefeitura pelo telefone 3708 1175.

Como reciclar e separar o lixo para a coleta seletiva

Muito se fala sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, como diminuir nossas ações prejudiciais e como tentar recuperá-lo. Um dos pilares para o sucesso na recuperação do nosso meio ambiente é a coleta seletiva de lixo, que auxilia na reciclagem de diversos tipos de materiais que seriam descartados em aterros.

Para isso, é fundamental entender o que é a reciclagem e como funciona a coleta seletiva. A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima, com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo assim o impacto ambiental.

Apesar de não ser a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido pela sociedade, a reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas. Dessa forma, quanto mais se recicla, mais se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos materiais da natureza.

O primeiro passo para a realização do processo de reciclagem é a coleta seletiva, ou seja, a separação do lixo por material, com o seu posterior destino para o reaproveitamento. Geralmente, divide-se primeiramente o material reciclável do não reciclável e, em seguida, separa-se o que é reciclável em metais, plástico, papel e vidro.

O QUE É COLETA SELETIVA?

Coleta seletiva é o ato de selecionar e coletar materiais já usados, mas que são recicláveis, por exemplo o papel, plástico, vidro e metal. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.

Para realizar a coleta seletiva em Sinimbu, a comunidade deverá prestar atenção no dia em que haverá a coleta desse material. Dessa forma, a população deve separar em sacolas cada tipo de produtos, como vidros, papeis, metal, plástico e embalagens de longa vida.

Outra recomendação é para que a comunidade tome cuidado com o descarte de vidros. A orientação é para que o mesma seja identificado e separado do lixo convencional para evitar acidentes com aqueles que recolhem o material ou o separam na triagem.

Com relação aos papeis, outra orientação é para que os mesmos sejam mantidos em locais secos. Uma vez molhados, os mesmos não poderão mais ser reciclados.